A Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades celebra o Mês da Consciência Negra com a ópera popular 'Chegança do Almirante Negro na Pequena África', que encena a importante história de um herói brasileiro

O emblemático espetáculo tem elenco em pernas de pau com cortejo saindo do MUHCAB à Praça da Harmonia, “Sede de Arte Pública Carioca”, na Gamboa, RJ

A Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades celebra o Mês da Consciência Negra com a ópera popular 'Chegança do Almirante Negro na Pequena África', que encena a importante história de um herói brasileiro

A Praça da Harmonia é mais uma vez o palco de um valioso acontecimento para a Cidade do Rio de Janeiro e o Brasil. A Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades vai contar a história do marinheiro João Cândido Felisberto (Encruzilhada do Sul, 24/6/1880 – Rio de Janeiro, 6/12/1969)conhecido como João Cândido ou “Almirante Negro”, por ser o líder da “Revolta da Chibata”. A apresentação da ópera popular “Chegança do Almirante Negro na Pequena África” será no dia 23/11, sábado, às 16hDramaturgia em cordel de Edmilson Santini e direção artística de Ligia Veiga.

A Companhia que se orgulha por ser uma das vencedoras no 33º Prêmio Shell de Teatro, na categoria “Energia que vem da Gente" chega à “Sede de Arte Pública Carioca” num cortejo que começa no MUHCAB - Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira. “Um prêmio é sempre um grande reconhecimento para quem trabalha com arte pública no Brasil” – conta Ligia.

Com elenco de 23 nomes entre atores, dançarinos e músicos sobre pernas de pau, a encenação reforça o aspecto arquetípico dos personagens. A dramaturgia em cordel é inspirada no episódio da Revolta da Chibata e a música foi composta especialmente para o espetáculo, avançando em uma linha de pesquisa baseada em melodias e ritmos do auto popular brasileiro: cheganças e marujadas.

_ Com trilha sonora sendo tocada ao vivo, referenciada nos folguedos populares, “Chegança do Almirante Negro na Pequena África” é um auto popular que revela aos brasileiros a parte essencial de sua memória e identidade – ressalta Ligia.

 

Sobre a Revolta da Chibata

 

O motim organizado pelos soldados da Marinha brasileira de 22 a 27 de novembro de 1910 foi motivado, principalmente, pela revolta contra o uso da chibata.  Todos eram submetidos às condições de trabalho extremamente precárias, além da péssima alimentação e acomodações insalubres na marinha arbitrária do século XIX. O estopim foi a punição a um marujo de nome Marcelino: 250 chibatadas! Os companheiros rebelaram-se e tomaram o controle de quatro embarcações: Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Deodoro. Os marujos revoltosos exigiam do governo o fim dos castigos físicos, caso contrário a capital seria bombardeada. A liderança desse motim foi realizada por João Cândido, o “Almirante Negro”.

 

Chegança do Almirante Negro na Pequena África

Ficha Técnica:

Criação direção artística: Ligia Veiga/ Direção de arte: Helio Eichbauer/ Cenografia: Emily Pirmez/ Assistente de direção: Mafalda Pequenino/ Preparação Corporal: Marilia Felippe/ Dramaturgia em cordel: Edmilson Santini/ Figurino: Caetana Dias e Domingos Alcântara/ Assessoria de imprensa: Clóvis Corrêa/ Gestão de projeto: Marina França/ Produção local: Marcos Alpive/ Produção Realização: Cia de Mystérios.

Elenco: Alexandre Mendonça/ Aline Figueiredo/ Allyson  Amaral/ Caetana Dias/ Camilla Costa/ Carlos Santo/ Cristina Basilio/Dandara Flor/Dicoklen Brito/ Edmilson Santini/ Elan Barreto/ Heglan Moura/ Joelson Gusson/ Jorge Freire/ Lelena Anhaia/ Ligia Veiga/  Marcelo Valentin/ Marília Felippe/ Pedro Lima/ Rafael Rodrigues/Ricardo Romão/ Rodrigo Maré/ Rômulo Sá/ Thiagô Queiroz/ Verônica Pereira / Banda Gigantes da Lira.

 

Sobre a Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades

Comprometida com a memória dos saberes ancestrais de um território em disputa, a Companhia está sediada desde 2007 na Gamboa, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, ocupando durante o ano as ruas e praças com espetáculos, intervenções, cortejos, procissões, cheganças. “Junto aos alunos, comunidade e artistas locais criamos os Autos de Resistência, Óperas Populares, Autos de Natal, desfiles de carnaval e tantas outras ações” - explica a diretora Ligia Veiga.

A Companhia é dedicada à pesquisa e à criação de um teatro praticado nas ruas, praças e espaços alternativos.  Seus espetáculos, com coreografias em pernas de pau e música ao vivo, são inspirados nos antigos atores populares, inscrevendo-se como “Ópera Popular”, afirmando o Teatro de Rua como importante veículo de intervenção urbana e transformação.

As ações do Calendário Cultural da Companhia visam manter o trabalho coletivo praticado nas ruas, resinificando a potência da arte pública na cidade. Ao mesmo tempo, contribuem para o reconhecimento e a importância das políticas públicas voltadas às produções artístico-culturais de rua, garantindo o direito da população em geral à fruição das artes em espaços púbicos.

  

Apoio: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura

@culturario

 

Serviço

Data: 23 de Novembro, sábado, às 16h

Apresentação da ópera popular  “Chegança do Almirante Negro na Pequena África”. Dramaturgia em cordel de Edmilson SantiniCom a Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades. Direção artística: Ligia Veiga.

 

A apresentação começa no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira seguindo com os artistas e o público em cortejo até a Praça da Harmonia.

Endereço: MUHCAB - Rua Pedro Ernesto, 80 – Gamboa - RJ

Evento gratuito

Classificação: livre

Duração: 90 min

Mais informações: @ciademysterios

Por Jornal da República em 21/11/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Acadêmicos do Salgueiro participa da confecção de tapetes de Corpus Christi na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro
30 de Maio de 2024

Acadêmicos do Salgueiro participa da confecção de tapetes de Corpus Christi na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro

Freixo vai criar Casa do Empreendedor para fortalecer os micro e pequenos negócios em todo RJ
24 de Agosto de 2022

Freixo vai criar Casa do Empreendedor para fortalecer os micro e pequenos negócios em todo RJ

PESQUISA: Lula e Bolsonaro caminham para um segundo turno na disputa pela presidência
06 de Maio de 2022

PESQUISA: Lula e Bolsonaro caminham para um segundo turno na disputa pela presidência

Alerj aprova criação da semana de conscientização dos distúrbios do sono
13 de Abril de 2022

Alerj aprova criação da semana de conscientização dos distúrbios do sono

Aguarde..