A histórica Ciferal do RJ, foi extinta e incorporada definitivamente pela Marcopolo

A histórica Ciferal do RJ,  foi extinta e incorporada definitivamente pela Marcopolo

A Marcopolo, que já era proprietária da marca Ciferal desde 1999, informou que nesta sexta-feira (30), em assembleia geral extraordinária, que os acionistas aprovaram a incorporação total e a extinção definitiva neste sábado (1) da tradicional empresa de carroceria de ônibus - Ciferal, que foi fundada em 1955.

A Marcopolo justifica a decisão à necessidade de aumento de eficiência e redução dos custos operacionais e de logística.

Os acionistas da Companhia, em Assembleia Geral Extraordinária, aprovaram a incorporação pela Marcopolo da controlada Ciferal Indústria de Ônibus Ltda. Por meio da incorporação, a Ciferal será extinta e sucedida pela Marcopolo, em todos os seus direitos e obrigações.

A Ciferal Comércio e Indústria de Ferro e Alumínio, Indústria de ônibus, de Xerém, Rio de Janeiro, foi fundada em 1955 por Fritz Weissmann. A tradicional Ciferal, responsável por exemplo pela popularização do uso do duralumínio em carrocerias com o modelo Dinossauro eternizado na Viação Cometa.

A produção ocorreu entre 1972 e 1982, quando a Ciferal faliu, após ter a situação econômica agravada pelo cancelamento de uma encomenda de 200 trólebus pela CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos). Maquinário, peças e matérias-primas já tinham sido comprados antes do cancelamento.

A Ciferal chegou a ser estatal com a falência, decretada em 29 de junho de 1982, marca e companhia foram encampadas pelo Estado do Rio de Janeiro, na gestão do então governador Leonel Brizola.

A produção recomeçou em 1983, e as primeiras unidades feitas com os moldes do modelo Padron Alvorada para a CTC - Companhia de Transportes Coletivos, empresa pública do Estado do Rio de Janeiro.

Está na história da Ciferal a fabricação de um dos primeiros modelos de ônibus biarticulados do Brasil, em 1991, para o sistema de transportes de Curitiba.

A "reprivatização" ocorreu em 1995, quando em leilão, a Ciferal foi arrematada pela RJ Administração e Participações SA, formada por cerca de 200 empresas dos estados do Rio, Espírito Santo e sul de Minas, a maioria, donos de viações.

Em 1999, a RJ Administração e Participações S.A. vendeu 50% da Ciferal para a Marcopolo, de Caxias do Sul (RS) e em 2001, a encarroçadora gaúcha comprou os outros 50%.

Marcou a era da entrada da Marcopolo no negócio, o lançamento do modelo Ciferal Turquesa, que já tinha semelhanças com o modelo Torino da Marcopolo, até hoje (com as devidas atualizações), carro chefe dos ônibus urbanos da encarroçadora gaúcha, sendo feito predominantemente agora na planta de São Mateus (ES).

O fato é que neste sábado, 1º de julho de 2023, a Ciferal foi incorporada totalmente pela Marcopolo, ficando extinta definitivamente a marca Ciferal com o fim de mais uma indústria histórica do estado do RJ.

Matéria: Fernando Annibolete.

Fonte: Diário do Transporte - Adamo Bazani. Foto: Internet

Leia ainda: 

PRÉVIAS ELEIÇÕES 2024: Veja quem poderão ser os candidatos a Prefeito na sua cidade

Veja quem podem ser os pré-candidatos a prefeito de Cabo Frio de 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Duque de Caxias em 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de São Fidélis em 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Cardoso Moreira em 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Quissamã em 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Carapebus em 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Macaé em 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Italva em 2024

Veja o perfil dos principais pré-candidatos a prefeito de Campos dos Goytacazes em 2024

Notícias exclusivas e ilimitadas

O Última Hora Online reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!

Entre para os nossos grupos de WhatsApp (CLIQUE AQUI PARA ENTRAR), nossas Redes Sociais FacebookInstagram Twitter e YouTube e receba notícias diariamente.

 

Por Jornal da República em 03/07/2023
Aguarde..