A impunidade não pode ser regra

A impunidade não pode ser regra

'Dia da Infâmia'

A classificação é da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, e não tinha outra forma pra se referir àquele dia violento e vergonhoso do 8 de janeiro. Quatro meses depois, a Justiça está fazendo a sua parte e iniciou os blocos de julgamento virtual sobre o recebimento ou não das denúncias enviadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Julgamentos

À meia noite desta terça-feira, 9, o plenário virtual do STF inicia o julgamento do quarto bloco de denúncia contra os envolvidos nos ataques, tanto os que fizeram o "serviço sujo" quanto os autores intelectuais. No total dos quatro blocos somam-se 800 denúncias formalizadas contra aqueles que participaram direta e indiretamente da tentativa frustrada de golpe de estado, manchando a boa reputação de democracia que o Brasil ostentava. Uma vez aceitas, os acusados tornam-se réus.

Resiliência

Quatro meses também é o tempo que Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Bolsonaro e ex-secretário de Segurança Pública do governador Ibaneis Rocha (MDB-DF), está preso. Ao que parece, sua lealdade ao bolsonarismo ainda resiste. Por quanto tempo, a Coluna desconfia que já entrou em contagem regressiva

Correndo atrás do prejuízo 

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, minimiza qualquer quebra de confiança do "chefe" por conta de sua articulação política e dos recentes revezes que o governo Lula teve na Câmara dos Deputados. Mas a verdade é que Lula deverá arregaçar as mangas e agir para contornar o bastidor, fortalecer a base e evitar frustrações futuras. Os partidos aliados que têm ministérios em seu governo serão os primeiros alvos.

Governo no BC

Homem de confiança do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o economista Gabriel Galípolo vai assumir uma diretoria no Banco Central e, dessa forma, ser um elo entre o presidente Lula e o presidente do banco, Roberto Campos Neto. Nos bastidores é dada como certa sua eleição, em 2024, para presidir o BC após o término do mandato de RCN à frente da instituição.

Diplomacia

Finalmente o governo brasileiro vai à Ucrânia se encontrar com o presidente daquele país, Volodymyr Zelensky. Mas não será o presidente Lula e, sim, seu enviado especial, o assessor para assuntos internacionais da presidência, Celso Amorim. Ele chega em Kiev na próxima quarta-feira, dia 10. Mês passado, Amorim esteve na Rússia.

Vacância

Esta semana, a corte do STF completa um mês que está desfalcada após a aposentadoria compulsória do ex-ministro Ricardo Lewandowski. Há uma pressão para que o presidente Lula escolha logo o sucessor e, ao que tudo indica, a sorte vai recair mesmo no advogado Cristiano Zanin, que foi quem defendeu Lula durante o processo da Lava Jato.

Matriz econômica

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado vota nesta terça-feira, 9, o projeto de lei 1855/2022, que cria a Política Nacional de Desenvolvimento da Economia da Biodiversidade. De iniciativa da Comissão de Meio Ambiente da casa legislativa, a proposta quer criar uma nova alternativa econômica para o país a partir da riqueza da biodiversidade nacional.

Por Coluna Valéria Costa em 08/05/2023
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

 Shalene Rosa, Visibilidade e dignidade trans
25 de Janeiro de 2024

Shalene Rosa, Visibilidade e dignidade trans

União e reconhecimento: André Ferreira recebe comenda em Itaperuna
12 de Maio de 2024

União e reconhecimento: André Ferreira recebe comenda em Itaperuna

Deputada repudia professor que faz militância política em sala de aula
18 de Novembro de 2021

Deputada repudia professor que faz militância política em sala de aula

Carência de financiamento para microempresários de Petrópolis
14 de Abril de 2023

Carência de financiamento para microempresários de Petrópolis

Aguarde..