"A Petrobrás e a Eletrobrás têm que se transformar em uma briga nacional", diz Lula

O ex-presidente Lula (PT), em encontro com petroleiros nesta terça-feira (29) no Rio de Janeiro, falou da necessidade de disputar a narrativa contra aqueles que atuam contra o desenvolvimento nacional por meio da Petrobrás.

O petista ressaltou que a imprensa tradicional, entre outros, passou anos incutindo na sociedade a ideia de que a Petrobrás é um antro de corrupção, ignorando a capacidade da empresa para desenvolver o país. "Foi contada uma narrativa para a sociedade brasileira contra nós, para 213 milhões de brasileiros que estavam sentados ouvindo rádio e televisão e ouvindo todas as mentiras que contaram contra a Petrobrás, todas as acusações, todas as mentiras quando nós descobrimos o pré-sal. Quantas vezes a Miriam Leitão disse que 'tudo bem, encontraram o pré-sal, mas não vão conseguir explorar porque é muito caro e não tem tecnologia'. Pois bem, nós não construímos a nossa narrativa. Isso está fazendo com que eu me sinta incomodado. A gente não tem que ficar fazendo panfleto para petroleiros, é preciso a gente pegar gente de terno e gravata, os camelôs, para a gente mostrar o significado da destruição da Petrobrás".

"A elite brasileira colonizada nunca aceitou a independência, e muito menos soberania. Tentar fazer o que nós fizemos, uma política de fortalecer as empresas nacionais e uma política de inclusão social, não pode ser aceito com facilidade. É preciso que a gente encontre uma narrativa. A primeira coisa que eles fizeram para destruir a Petrobrás foi contar todas as mentiras que eles contaram, a ponto de trabalhadores da Petrobrás que têm orgulho dessa camisa laranja, não conseguirem entrar em um restaurante porque eram chamados de 'ladrões'. Eles conseguiram construir na sociedade brasileira a ideia de que foi o roubo da Petrobrás que a permitiu ter prejuízo", afirmou.

O ex-presidente disse que a Petrobrás foi 'crucificada'. "Eu fico imaginando Jesus Cristo carregando aquela cruz e, quando pergunta-se para o povo o que fazer com ele: 'manda crucificá-lo'. Qual foi o mal que ele tinha feito? Ele defendia que as pessoas fossem tratadas com decência e dignidade. O que fizeram com a Petrobrás foi isso, foi crucificar a mais importante empresa que tínhamos no Brasil. Uma empresa que não era uma empresa de petróleo, era ligada ao desenvolvimento nacional, à ciência e tecnologia. A Petrobrás tinha que ser destruída, como eles estão destruindo, porque desde 1860, quando se descobriu o petróleo, o petróleo é razão de quase todas as mazelas que acontecem em quase todos os países do mundo. E se a gente não contar essa história para o povo, o povo não sabe".

"A Petrobrás tem que se transformar em uma briga nacional", destacou o petista. "A Petrobrás e a Eletrobras serão dois patrimônios importantes que garantirão a soberania nacional. Nessa campanha, a questão da soberania será um dos motes. O povo tem que aprender o que é soberania".

O evento contou com a participação da presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), o ex-presidente da Petrobrás José Sergio Gabrielli, o ex-diretor da Petrobrás Guilherme Estrella, o deputado federal e pré-candidato ao governo do Rio Marcelo Freixo (PSB), o deputado estadual do Rio e pré-candidato ao Senado, André Ceciliano (PT), e o ex-senador e vereador da cidade do Rio Lindbergh Farias (PT). (Do Brasil247)

Por Jornal da República em 29/03/2022
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Deputado Acácio Favacho Celebra Benefícios do Minha Casa, Minha Vida no Amapá
22 de Janeiro de 2025

Deputado Acácio Favacho Celebra Benefícios do Minha Casa, Minha Vida no Amapá

Entidades de Direitos Humanos vão à ONU contra Bolsonaro por foto ao lado de criança com arma de brinquedo
04 de Outubro de 2021

Entidades de Direitos Humanos vão à ONU contra Bolsonaro por foto ao lado de criança com arma de brinquedo

Lições não aprendidas sobre delação do caso Marielle
08 de Fevereiro de 2024

Lições não aprendidas sobre delação do caso Marielle

Votação de PEC proposta por Trad, que autoriza pagar doador de sangue, é adiada
09 de Junho de 2023

Votação de PEC proposta por Trad, que autoriza pagar doador de sangue, é adiada

Aguarde..