A Princesa Isabel precisa voltar

A Princesa Isabel está fazendo muita falta a este país

A Princesa Isabel precisa voltar

A Princesa Isabel era baixinha, feinha, mas de olhos azuis e nomes lindos : – “Isabel Cristina Leopoldina Augusta Michaela Gabriela Rafaela Gonzaga.” E no dia 13 de maio virou “A Redentora” porque assinou a Lei 3353, a Lei Áurea, da Emancipação dos Escravos”. 

Assim, o Brasil tornou-se o ultimo pais do continente americano a abolir a escravidão. Era um avanço mas um brutal equivoco. Os negros ganharam a rua, mas mas não ganharam a liberdade. O mestre Florestan Fernandes, em seu livro clássico “A Integração do Negro na Sociedade de Classes”, denunciou:

– “A desagregação do regime escravocrata e senhorial se operou, no Brasil, sem que se cercasse a destituição dos antigos agentes de trabalho escravo de assistência e garantias que os protegessem na transição para o sistema de trabalho livre. Os senhores foram eximidos da responsabilidade pela manutenção e segurança dos libertos, sem que o Estado, a Igreja ou qualquer outra instituição assumisse encargos especiais, que tivessem por objeto prepará-los para o novo regime de organização da vida e do trabalho. (…) Essas facetas da situação (…) imprimiram à Abolição o caráter de uma espoliação extrema e cruel”.

NOVA ESCRAVIDÃO – Um século e pouco depois, o Brasil ameaça repetir a tragédia do fim da escravidão sem os negros realmente livres. Querem fazer uma Lei de Aposentadoria sem garantia de dinheiro para pagar a aposentadoria. A primeira legislação sobre a Previdência fixou o teto das aposentadorias em vinte salários mínimos, depois baixaram para dez salários mínimos e hoje encontra-se no patamar de seis salários mínimos. Nesse passo dentro de poucos anos o teto limite das aposentadorias será o salário mínimo.

REFORMA INVIÁVEL – Técnicos que estudaram a proposta de reforma da previdência enviada pelo governo entendem que a mesma é inviável pelos próprios argumentos que estão em sua exposição de motivos.

1 – Dentro de alguns anos, haverá um número grande de idosos recebendo aposentadorias sendo necessário que se prolongue o prazo limite para a concessão de novas aposentadorias, afim de se manterem no mercado de trabalho pessoas suficientes para custear as aposentadorias já concedidas.

2 – Ocorre que o envelhecimento da população, e o aumento de sua expectativa de vida são acontecimentos inevitáveis, o que levará ao prolongamento excessivo da concessão das aposentadorias, chegando ao ponto de torná-la inviável ou inalcançável pelo trabalhador.

3 – Assim, é necessário que se busquem fontes alternativas de custeio da previdência. A mais indicada é: a contribuição sobre a movimentação financeira dos bancos e todo o sistema financeiro.

4 – Hoje, 1% desta contribuição representaria cerca de 170 bilhões de reais para os cofres da Previdência Social.

5- Esta é a única solução que não sacrifica os trabalhadores e o povo de um modo geral, e resolve o problema da Previdência Social, porque ela cresce em progressão geométrica, não havendo necessidade de se aumentar idade ou prazo para concessão das aposentadorias.

SEM CHAMAR ISABEL – Não seria preciso chamar novamente a Princesa Isabel. Basta fazer um levantamento anual sobre os balanços dos bancos nos últimos anos. Trazem invariavelmente lucros mínimos de mais de 20%. Alguns chegam a 30%, mesmo quando a economia está abaixo de zero.

 

Por Jornal da República em 28/05/2021
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

ATRITO: O prefeito do Rio de janeiro, Eduardo Paes perdeu a noção do seu poder e quer mandar no presidente Lula
08 de Fevereiro de 2023

ATRITO: O prefeito do Rio de janeiro, Eduardo Paes perdeu a noção do seu poder e quer mandar no presidente Lula

Carta aberta em defesa da exploração de petróleo na margem equatorial
26 de Fevereiro de 2025

Carta aberta em defesa da exploração de petróleo na margem equatorial

Ministra Daniela Carneiro, Governador Claudio Castro, Analine Castro e Timotinho curtem desfile das campeãs
27 de Fevereiro de 2023

Ministra Daniela Carneiro, Governador Claudio Castro, Analine Castro e Timotinho curtem desfile das campeãs

GAECO/MPRJ denuncia milicianos por tentativa de homicídio na Rua Araticum, em Jacarepaguá
11 de Janeiro de 2025

GAECO/MPRJ denuncia milicianos por tentativa de homicídio na Rua Araticum, em Jacarepaguá

Aguarde..