Ação por proteção ambiental reforça Petrópolis como capital estadual das unidades de conservação

Deputado Yuri Moura, autor da Lei 10.082 de 2023 que reconheceu a importância da cidade na proteção do meio ambiente

Ação por proteção ambiental reforça Petrópolis como capital estadual das unidades de conservação

No último domingo (09/06), o Deputado Estadual e pré-candidato à Prefeitura de Petrópolis, Yuri Moura, acompanhado por ambientalistas, montanhistas e educadores, visitou o Castelinho, localizado no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A caminhada teve o objetivo de promover a importância das Unidades de Conservação, destacando a importância dessas áreas protegidas e também a necessidade de maiores investimentos para o desenvolvimento sustentável, educação ambiental e turismo ecológico.

Nos últimos meses, Yuri participou de reuniões com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), além de conversas com guarda parques e gestores das unidades, o objetivo é garantir recursos para a manutenção e maior valorização dos trabalhadores que atuam nas unidades de conservação. "Precisamos investir mais em preservação, garantir projetos de pesquisa e educação ambiental, pensando também em redução de riscos e turismo sustentável, estes pontos são vitais para enfrentar a crise climática e urbana que vivemos. Este ano, através de emendas parlamentares destinadas por mim, vamos ter no mínimo R$ 500 mil para conservação, manutenção de trilhas, investimento científico e melhorias na estrutura das unidades de Petrópolis e região.", disse.

Guiados pelo montanhista Julian Kronemberger, o Tchassa, os participantes também vivenciaram uma dinâmica com o educador ambiental Francisco Andrade do Coletivo Kaeté. Já, Yuri, falou da importância de incluir todas as camadas da sociedade no movimento ambientalista, especialmente as comunidades periféricas que sofrem com o racismo ambiental e os agricultores que podem incluir a conservação em suas atividades. "Precisamos garantir que crianças e adolescentes, trabalhadores rurais, resilientes de tragédias, também se sintam parte desse movimento. Essa é a primeira ação de proteção para promover Petrópolis como o novo título de Capital Estadual das Unidades de Conservação, faremos um calendário de outras mais envolvendo vários segmentos."

O deputado relembrou suas experiências anteriores no Castelinho, destacando um mutirão de limpeza realizado em 2011, quando pelo programa "Viva o Verde" criado pela Coordenadoria de Juventude da Prefeitura de Petrópolis. "Em 2011, recolhemos dezenas de sacos de lixo. Hoje, vejo uma mudança significativa, a trilha bem cuidada, o que mostra o impacto positivo de ações de conscientização e limpeza."

A visita também abordou os desafios enfrentados na luta ambiental em Petrópolis, particularmente a especulação imobiliária, a falta de políticas para moradia popular e pouca fiscalização. O deputado também criticou a ausência de um programa efetivo de educação ambiental nas escolas da rede municipal de ensino. "Enfrentamos diariamente a especulação imobiliária e a realidade de dezenas de milhares de famílias morando no risco. Precisamos de uma gestão que defenda nossas florestas e garanta uma ocupação do solo planejada, ordenada e sustentável. A vida humana e nossas cidades precisam ser entendidas como parte da natureza!", afirmou Yuri.

 

Por Jornal da República em 11/06/2024
Aguarde..