Agenda Meriti 2030 tem propostas para o futuro De olho no presente e no futuro de São João de Meriti

O resultado do último Censo indicou uma queda na população de São João de Meriti.

Agenda Meriti 2030 tem propostas para o futuro De olho no presente e no futuro de São João de Meriti

Alguns especialistas apontam que a redução demográfica de algumas cidades tem relação com a infraestrutura e os serviços públicos prestados. Com o intuito de melhorar a qualidade dos serviços e das políticas públicas na cidade, o Coletivo A(tua) Meriti e a iniciativa Nossa Meriti desenvolveram juntos a “Agenda Meriti 2030”, com o apoio da Casa Fluminense e consultando lideranças sociais e organizações da cidade.

Os principais eixos discutidos foram gestão e Transparência; educação; saúde pública; cultura; clima, meio ambiente e saneamento básico; mobilidade urbana; segurança cidadã; e assistência social. Vale ressaltar que a abordagem dos temas foi realizada a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), pensados localmente. 

Para o desenvolvimento de todos os 8 eixos mencionados, foram realizados encontros presenciais e virtuais com lideranças comunitárias e a sociedade civil, a fim de compreender diretamente as principais pendências. Além de, em conjunto, elaborar soluções que foram inseridas nas 10 propostas de cada eixo, totalizando 80 propostas. 

Segundo Vitória Oliveira, do coletivo Atua Meriti, "o processo de construção da Agenda Meriti 2030 envolveu uma escuta atenta das pessoas nos encontros, o que proporcionou momentos sinceros de muitas gargalhadas, mas também de muita preocupação. Entender o que se passa na cidade é ouvir o que acontece nela: só assim a gente consegue chegar na raiz dos problemas em que vivemos. A Agenda chega como uma forma de trazer uma nova ótica de se pensar política pública pra Meriti." 

Para Douglas Almeida, da iniciativa Nossa Meriti, “a Agenda será um importante instrumento social e político de incidência e monitoramento, pautando as necessidades da população meritiense”. Sendo assim, "da mesma forma que foi criado um processo participativo de construção da Agenda, daqui pra frente terá um processo participativo de incidência nos poderes legislativo e executivo da cidade. Queremos que as propostas sejam vistas pelos tomadores de decisão e que sejam emplementadas", completou Almeida.

No Fórum Rio, encontro que a Casa Fluminense realiza anualmente, a Agenda Meriti 2030 foi pré-lançada. No dia 15/07, às 09 horas no Colégio Fator, será o lançamento em São João de Meriti. Com ele o pontapé inicial para a distribuição e divulgação das propostas.

SERVIÇO
Lançamento Agenda Meriti 2030
Dia 15 de julho / sábado / 09h às 11h
Local: Colégio Fator, Rua São Pedro, 323 - Centro, São João de Meriti - RJ.
Realização: Atua Meriti e Nossa Meriti. Apoio: Colégio Fator e Casa Fluminense.

Por Falando de Baixada Fluminense em 11/07/2023
Aguarde..