Alegação dos EUA sobre "genocídio" é mentira do século, diz porta-voz

Alegação dos EUA sobre

A alegação dos EUA sobre "genocídio" é a mentira do século, que expõe completamente sua intenção sinistra de politizar os Jogos Olímpicos de Inverno e difamar maliciosamente a China com questões relacionadas a Xinjiang, declarou nesta quarta-feira o Ministério das Relações Exteriores da China.

O porta-voz da pasta, Zhao Lijian (foto), fez as observações em uma coletiva de imprensa diária ao responder sobre o que foi dito na segunda-feira pela secretária de Imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, que, ao ser solicitada a comentar sobre a China utilizar uma jovem atleta uigur para carregar a tocha olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing, disse que a administração dos EUA não permitirá que seja uma distração dos abusos dos direitos humanos, o "genocídio" que está observando em partes da China.

Zhao ressaltou que a escolha dos últimos portadores da tocha na cerimônia de abertura é um arranjo normal feito pela China, e os Estados Unidos não estão em posição de fazer comentários injustificáveis.

A prática equivocada do lado americano é impopular e está condenada ao fracasso, o que só levará ao seu maior isolamento da comunidade internacional, acrescentou.

Ao longo da história, os Estados Unidos cometeram genocídio contra os nativos americanos, recordou o porta-voz, acrescentando que os EUA também são atormentados pela persistente discriminação sistêmica contra minorias étnicas.

Ele observou que a população de nativos americanos despencou 95% de cinco milhões no final do século XV para 250 mil no início do século XX.

"O que é genocídio? O que os Estados Unidos fizeram aos nativos americanos foi um verdadeiro genocídio", afirmou Zhao.

Os Estados Unidos devem refletir seus crimes históricos de genocídio contra os nativos americanos e tomar medidas eficazes para reduzir a discriminação racial contra as minorias étnicas, incluindo nativos americanos e pessoas de ascendência africana e asiática, disse. (Da Xinhua)

Por Jornal da República em 10/02/2022
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

 Rússia, Lula celebra 80 anos da vitória contra o nazismo
08 de Maio de 2025

Rússia, Lula celebra 80 anos da vitória contra o nazismo

Israel inicia invasão terrestre de Rafah
07 de Maio de 2024

Israel inicia invasão terrestre de Rafah

Nos EUA, militares se prepararam para frear golpe de Trump, já no Brasil...
15 de Julho de 2021

Nos EUA, militares se prepararam para frear golpe de Trump, já no Brasil...

Desenvolvimento econômico de alta qualidade da China injeta vigor no mundo
20 de Fevereiro de 2023

Desenvolvimento econômico de alta qualidade da China injeta vigor no mundo

Aguarde..