Alemanha adere à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, proposta pelo Brasil

Olaf Scholz, chanceler alemão, durante conferência realizada em Hamburgo

Alemanha adere à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, proposta pelo Brasil

Construída no âmbito do G-20 por iniciativa do Governo Lula, Aliança para contribuir com a promoção da agricultura sustentável e de redes de segurança social ganha aliado de peso

A Alemanha aderiu à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (07.10), durante a Conferência de Sustentabilidade de Hamburgo. A proposta é uma das prioridades da presidência brasileira no G20 e visa canalizar recursos para programas eficazes que reduzam a fome e a pobreza – dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Com a adesão, o governo alemão espera contribuir com a promoção da agricultura sustentável e com reforço das redes de segurança social, tais como políticas de salário mínimo. Além disso, a Alemanha está colocando as ferramentas desenvolvidas no âmbito da Aliança Global para a Segurança Alimentar , lançada pela ministra Svenja Schulze em 2022, à disposição da proposta brasileira trabalhada na presidência do G20.

Para eliminar o flagelo da fome (...), precisamos construir a disposição política, mobilizar  recursos (...) e canalizá-los para os que mais precisam. Essa é  a proposta da Aliança Global"

Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Essas ferramentas, promovidas em colaboração com o Banco Mundial, incluem planos nacionais de preparação para a segurança alimentar e nutricional em 25 países e um painel de dados de coordenação global que fornece informações em tempo real sobre a situação alimentar mundial.

“Estamos muito honrados com a adesão da Alemanha e estendemos o convite a outros países e instituições para que, já em novembro, durante a Cúpula do G20, a Aliança nasça com as parcerias que a tornem realmente global”, comentou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. “Nossa proposta é simples e voltada à ação: uma aliança para implementar políticas sociais bem desenhadas e focadas nos mais pobres e vulneráveis”, completou.

Aliança Global

A missão da Aliança Global será, desde o seu lançamento até 2030, apoiar e acelerar os esforços para erradicar a fome e a pobreza, itens 1 e 2 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda proposta pela ONU. Além disso, buscará reduzir as desigualdades e contribuir para revitalizar parcerias globais para o desenvolvimento sustentável e para a realização de outros ODS interligados, ao defender caminhos de transição sustentáveis, inclusivos e justos. A Aliança está aberta a governos, organizações internacionais, instituições de conhecimento, fundos e bancos de desenvolvimento, e instituições filantrópicas.

“Nós sabemos como eliminar o flagelo da fome e da pobreza. Temos, no mundo, todos os recursos financeiros e o conhecimento de que precisamos. É um objetivo plenamente realizável”, defendeu Wellington Dias. “Só precisamos construir a disposição política, mobilizar esses recursos de forma consistente onde estejam em abundância, e canalizá-los para os que mais precisam. Essa é exatamente a proposta da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, concluiu.

 

Por Jornal da República em 07/10/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Em nova pesquisa Rodrigo Neves confirma favoritismo em Niterói
02 de Julho de 2024

Em nova pesquisa Rodrigo Neves confirma favoritismo em Niterói

Estratégia de vitimização? Janaína Paschoal analisa os movimentos de Musk contra o STF
08 de Abril de 2024

Estratégia de vitimização? Janaína Paschoal analisa os movimentos de Musk contra o STF

Elon Musk Critica Decisão Judicial de Alexandre de Moraes:
03 de Julho de 2024

Elon Musk Critica Decisão Judicial de Alexandre de Moraes: "A Lei Está Violando a Lei"

Alckmin diz que ataques contra civis em Gaza é 'inconcebível'
02 de Março de 2024

Alckmin diz que ataques contra civis em Gaza é 'inconcebível'

Aguarde..