Alerj analisa criação do Programa Morar Seguro

Autor do PL, deputado Rafael Nobre considera que a iniciativa garante uma resposta eficiente a um problema que afeta milhares de cidadãos

Alerj analisa criação do Programa Morar Seguro

Tramita na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) o Projeto de Lei Nº 4166/2024, de autoria do deputado estadual Rafael Nobre (União Brasil), que estabelece a criação do Programa Morar Seguro. O autor afirma que o objetivo da proposta é criar políticas públicas e executar ações para reduzir a vulnerabilidade de moradias situadas em áreas de risco. 

Um levantamento da Associação Casa Fluminense, publicado em maio deste ano, apontou que um a cada cinco domicílios da Região Metropolitana do Rio estão em áreas de risco de inundações. “Nossa intenção é atender à necessidade de proteção e segurança das populações que residem em áreas suscetíveis a riscos geológicos e ambientais no estado, principalmente em face de deslizamentos de terra e erosões, que têm se tornado cada vez mais frequentes devido às mudanças climáticas, à urbanização desordenada e a outros fatores ambientais e humanos”, justificou. 

De acordo com a proposta, o governo estadual, em parceria com os municípios e órgãos especializados, deverá elaborar e implementar um Plano Integrado de Mapeamento e Monitoramento de Áreas de Risco, para identificar, classificar e monitorar continuamente as regiões sujeitas a deslizamentos de terra, erosões e outros riscos geológicos e ambientais.

O projeto estabelece ainda as medidas que deverão ser adotadas nesses locais, como obras de contenção e infraestrutura, reflorestamento e manejo ambiental e melhorias habitacionais, além da implementação de programas de conscientização e educação comunitária voltados aos moradores desses locais. 

O deputado defendeu que a iniciativa é uma forma de promover a segurança habitacional. “As tragédias provocadas por desastres naturais, como os que ocorrem durante a estação das chuvas, têm ceifado vidas, destruído lares e gerado enormes prejuízos econômicos e sociais. Por isso, o Estado precisa assumir um papel central na prevenção e mitigação desses riscos”, afirmou.

 

Por Jornal da República em 14/11/2024
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Grande festa de aniversário do Romário, conta com a presença ilustre de Alberto Ahmed, diretor do jornal 'O Povo'
29 de Janeiro de 2024

Grande festa de aniversário do Romário, conta com a presença ilustre de Alberto Ahmed, diretor do jornal 'O Povo'

Audiência pública vai discutir na quarta-feira propostas para o  novo programa nuclear brasileiro
06 de Novembro de 2023

Audiência pública vai discutir na quarta-feira propostas para o novo programa nuclear brasileiro

Bell'art: Um Paraíso das Mesas Temáticas em Clima Natalino
07 de Novembro de 2023

Bell'art: Um Paraíso das Mesas Temáticas em Clima Natalino

ALERJ PEDE CELERIDADE NA APURAÇÃO SOBRE MORTES NO COMPLEXO DO SALGUEIRO
23 de Novembro de 2021

ALERJ PEDE CELERIDADE NA APURAÇÃO SOBRE MORTES NO COMPLEXO DO SALGUEIRO

Aguarde..