Alerj aprova redução do ICMS sobre pescados

Projeto do deputado Rosenverg Reis fixa alíquota do imposto em 7%

Alerj aprova redução do ICMS sobre pescados

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em discussão única, nesta quinta-feira (16/12), o projeto de lei 3.701/21, de autoria do deputado Rosenverg Reis (MDB), que fixa uma alíquota de 7% do ICMS para as operações de saídas internas sobre os pescados. A proposta segue para análise do governador Cláudio Castro (PL), que tem 15 dias para sancioná-la ou vetá-la.

O projeto altera a Lei 8.792/20, equiparando os setores de pescados e carnes. De acordo com o texto, o benefício fiscal se estenderá aos pescados em estado natural, resfriados, congelados, salgados, secos, eviscerados, filetados, postejados ou defumados para conservação produzidos no estado. A medida não vale para os crustáceos, moluscos e também não se aplica para produtos enlatados ou cozidos.

Para Rosenverg Reis, a medida tornará o Rio de Janeiro mais competitivo frente aos estados com alíquotas menores, estimulando a geração de empregos. "Com essa lei sancionada, teremos mais condições de atrair empresas, abrir postos de trabalho e movimentar a economia”, declarou Rosenverg

Com a redução da alíquota, o Estado do Rio de Janeiro pode aumentar sua arrecadação em R$ 300 mil no setor, segundo estimativa apresentada pelo gerente Jurídico Tributário da Firjan, Rodrigo Barreto, durante audiência pública da Comissão de Tributação da Alerj.

Entretanto, a concessão do benefício fica condicionada à apresentação de um estudo de impacto orçamentário e financeiro. O Governo deverá enviar à Alerj um estudo socioeconômico sobre os setores que receberam o incentivo.

http://www3.alerj.rj.gov.br/lotus_notes/default.asp?id=144&URL=L3NjcHJvMTkyMy5uc2YvMGM1YmY1Y2RlOTU2MDFmOTAzMjU2Y2FhMDAyMzEzMWIvMTBlYTc4MTg4NzEzYTRkNDAzMjU4Njg1

 

Por Jornal da República em 17/12/2021

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Davi descobre e reage sobre falsidade de Wanessa Camargo
17 de Fevereiro de 2024

Davi descobre e reage sobre falsidade de Wanessa Camargo

 Oscar Müller recebeu Prêmio de Reconhecimento Empreendedor Impactante 2023
23 de Janeiro de 2024

Oscar Müller recebeu Prêmio de Reconhecimento Empreendedor Impactante 2023

Provas, concursos e saúde mental: como lidar com o estresse dos estudos?
01 de Fevereiro de 2024

Provas, concursos e saúde mental: como lidar com o estresse dos estudos?

Paulo Ganime defende incentivos ao comércio durante caminhada na Saara. O candidato prometeu  reduzir os impostos
23 de Agosto de 2022

Paulo Ganime defende incentivos ao comércio durante caminhada na Saara. O candidato prometeu reduzir os impostos

Aguarde..