Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou sessão solene, na tarde desta segunda-feira (11/09), para homenagear os 25 anos do Projeto Grael, organização não–governamental (ONG) que atua na democratização do acesso de jovens à prática do esporte da vela e aos ofícios relativos às embarcações. A homenagem foi solicitada pelo deputado licenciado e atual secretário municipal de Esportes do Rio de Janeiro, Guilherme Schleder.
Lars Grael, medalhista olímpico e cofundador do projeto, discursou sobre o papel da instituição. “Celebramos quase três décadas do Projeto Grael, por onde passaram cerca de 19 mil jovens da rede pública de ensino que aprenderam mais sobre a área”, disse o ex-velejador, que contou com a presença de seu irmão Torben Grael, fundador do projeto e também campeão olímpico.
Fundada em 1998, a ONG disponibiliza cursos profissionalizantes em contraturno com as aulas escolares. A organização também capacita os alunos em capotaria, carpintaria, mecânica de motor e instalações eletroeletrônicas para barcos.
Presidindo a solenidade, o deputado Luiz Claudio Ribeiro (PSD), representante da Costa Verde do Estado, enfatizou o papel do instituto para a interiorização da economia do Rio de Janeiro: “Este é um modelo muito importante para as regiões litorâneas, e capaz de desenvolver o estado como um todo”.
O ex-aluno e morador da Região Metropolitana do Rio, Leonardo Rodrigues, expressou seus agradecimentos. “Com os conhecimentos adquiridos através do Projeto Grael, tive a oportunidade de fazer parte do primeiro curso de Agenciamento Marítimo e de Cargas do Brasil.” Hoje, Leonardo estagia na área de petróleo, gás e renováveis.
Também estiveram o presidente do Instituto Rumo Náutico, Jonatas Gonçalves; e a primeira velejadora medalhista olímpica do Brasil e vice-presidente do instituto, Isabel Swan.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!