Alerta máximo: Fiocruz aponta pior colapso hospitalar na história do Brasil

Segundo boletim, 24 estados e o Distrito Federal estão com taxas de ocupação iguais ou superiores a 80%

Alerta máximo: Fiocruz aponta pior colapso hospitalar na história do Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgou na noite da última terça-feira (16), um Boletim Extraordinário do Observatório da Covid-19. Segundo aponta o relatório, o Brasil passa por uma situação extremamente grave em seu sistema de Saúde, na visão dos pesquisadores, trata-se do maior colapso sanitário e hospitalar da história do Brasil. 

O boletim aponta que 24 estados mais o Distrito Federal, estão com as taxas dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), do Sistema Único de Saúde (SUS) iguais ou superiores a 80%, em 19 estados a taxa de ocupação dos leitos está acima de 90%. Os dados foram coletados das secretárias estaduais e municipais de Saúde. 

Afim de se evitar que os índices nos números de casos e mortes se alastrem ainda mais no Brasil, os pesquisadores defendem medidas de isolamento mais rigorosas a serem implementadas nos estados. O comitê científico da Fiocruz enfatizou ainda a necessidade da ampliação de medidas de distanciamento físico e social, uso de máscaras e aceleração da vacinação. 

O boletim destacou o município de Araraquara, em São Paulo, que adotou recentemente medidas mais restritivas semelhantes ao lockdown para conter a proliferação do vírus no município e pode colher bons resultados após esse período de quarentena. Araraquara conseguiu reduzir significativamente o número de casos e óbitos na sua região. 

Foto: Reprodução/Fiocruz.

Por Jornal da República em 17/03/2021
Aguarde..