Alerta na economia: 13 das 23 montadoras de automóveis no país estão paralisadas

Com a parada de produção, especialistas no setor automotivo estimam que até 300 mil veículos possam deixar de ser produzido esse ano

Alerta na economia: 13 das 23 montadoras de automóveis no país estão paralisadas

A primeira montadora a anunciar a suspensão da produção no país foi a Volkswagem. No dia 19 de março em nota oficial a montadora informou: "Com o agravamento do número de casos da pandemia e o aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI nos estados brasileiros, a empresa adota esta medida a fim de preservar a saúde de seus empregados e familiares". Outras indústrias da região tiveram que reduzir turnos devido ao toque de recolher imposto para conter a proliferação do vírus no Estado. 

Nos dias seguintes, os anúncios de parada se sucederam. Foi à gota d'água para outras empresas apontaram a falta de componentes como motivo para redução da produção, caso da Volvo e da GM. No dia 30 de março a Anfavea (de 30/3), listava as empresas paradas: Mercedes, Renault, Scania, Toyota, Volkswagen, Volkswagen Caminhões e Ônibus, BMW, Agrale, Honda, Jaguar e Nissan. Essas últimas a GM e Volvo reduziram substancialmente a produção. 

Os dados são da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), ecoaram no mercado, e fez um temporal desabar no governo federal. Na lista prioritária de problemas: o desemprego em massa (com essa possibilidade podendo ocorrer) e o esfriamento do mercado automotivo, que ao lado do agronegócio é um dos principais e mais lucrativos para o país.  

Leia também: Menos de um terço dos contribuintes enviou declaração do IR, leia mais:

Como a Estônia se tornou um dos países mais prósperos da Europa

Cerca de 105 mil trabalhadores estão em casa 

Com a parada de produção, especialistas no setor automotivo estimam que até 300 mil veículos possam deixar de ser produzido esse ano. E entre 60% e 70% dos cerca de 105 mil empregados diretos do setor estão em casa nesse momento.  Os trabalhadores foram colocados em lay-off por dois meses. A paralisação temporária de parte da indústria piora a perspectiva para o desempenho da economia brasileira em 2021. 

A previsão de voltar às atividades no momento é entre 5 de abril e o final de maio. Mas os analistas avaliam que as paradas podem ser estendidas, dependendo do andamento das medidas de isolamento social nos estados e municípios, já que em muitos deles as concessionárias estão fechadas, impedindo as vendas. 

Com base em dados do Sistema de Contas Nacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para 2018, considera destaca que a fabricação de automóveis, caminhões, ônibus e autopeças representam 0,9% do PIB brasileiro, e 6,7% do PIB da indústria de transformação; 0,4% do emprego total do país e 4,1% do emprego da indústria; além de 1,4% dos salários da economia e 8,8% dos salários do setor industrial. 

O Ibre-FGV estima que o PIB do país deva cair 0,5% no primeiro trimestre e outro 0,5% no segundo trimestre. Ainda assim, o instituto projeta alta de 3,2% do PIB no ano, contando com o avanço da vacinação e reabertura gradual das atividades no segundo semestre. 

Da Redação por Roberto Monteiro Pinho/TribunaPress/BBC News/Imagens: Diário Prime e Balconisa.com 

Por Jornal da República em 06/04/2021
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Reaberto com 172 lojas em prédio histórico restaurado, Mercado Municipal de Niterói vai impulsionar economia da cidade
27 de Julho de 2023

Reaberto com 172 lojas em prédio histórico restaurado, Mercado Municipal de Niterói vai impulsionar economia da cidade

Leilão do 5G acontece nesta semana. Conheça os detalhes
02 de Novembro de 2021

Leilão do 5G acontece nesta semana. Conheça os detalhes

Rio de Janeiro responde por 24,1 % da produção nacional de aço bruto
18 de Abril de 2024

Rio de Janeiro responde por 24,1 % da produção nacional de aço bruto

Apreender o carro é realmente permitido em uma blitz de trânsito? Veja o que diz a lei.
29 de Novembro de 2023

Apreender o carro é realmente permitido em uma blitz de trânsito? Veja o que diz a lei.

Aguarde..