Alunos da Baixada Fluminense recebem 'Teatro Cego', que acontece no escuro e explora aromas, sons e tato

Com atores deficientes visuais, peça acontece completamente no escuro e público precisa entender a trama com o que lhes é oferecido

Alunos da Baixada Fluminense recebem 'Teatro Cego', que acontece no escuro e explora aromas, sons e tato

Depois de passar pela cidade de Cubatão (SP), chegou a vez das crianças de escolas públicas da Baixada Fluminense absorverem uma experiência diferente e inclusiva. Elas estão tendo a chance de serem expectadoras do espetáculo “Clarear – Somos todos diferentes” (2016), da Companhia de Teatro Cego – uma peça de teatro em que os atores são portadores de deficiência visual, e, através de aromas, música e sensações táteis, entram na história através dos outros sentidos (olfato, paladar, tato e audição). 

Apresentado gratuitamente, o espetáculo de 40 minutos, após ter passado em terras fluminenses no Teatro Firjan SESI de Duque de Caxias - dias 15, 16 e 17/8 - , termina o mês em Japeri, nos dias 29, 30 e 31/08 na Quadra Esportiva de Nova Belém (R. Augusto Batista de Carvalho - Nova Belém) com 6 sessões - 2 por dia (às 10 e 15h). As Escolas participantes serão Colégio Estadual Barão do Rio Branco, Colégio Estadual Almirante Tamandaré, Colégio Estadual Armando Dias e a Escola Municipal Ary Schiavo.

O espetáculo segue depois para Nova Iguaçu, nos dias 12, 13 e 14/9, com apresentações no Teatro Sylvio Monteiro (Rua Getúlio Vargas 51 – Centro), com entrada gratuita para o público. O projeto prevê, ainda, apresentações em Juiz de Fora (MG), Macaé (RJ) e Cascavel (PR). 

“O processo de criação do Teatro Cego é todo baseado na desconstrução de personagens e espaços. E essa reconstrução é feita a cada espetáculo, diante do público”, adianta o diretor Paulo Palado.   

Os ingressos para a peça teatral são gratuitos e distribuídos para escolas públicas contatadas previamente. Também será disponibilizado transporte gratuito (escola/teatro/escola) e alimentação (kit lanche) para todos os jovens participantes. Cada aluno receberá um gibi em quadrinhos que tratará de temas como inclusão de pessoas com deficiência e demais temas explanados no espetáculo (gibis: https://encurtador.com.br/apCFK).

Os professores ganharão uma cartilha que abrangerá a questão da acessibilidade e inclusão social aos portadores de deficiência, para posterior discussão em sala de aula, enriquecendo ainda mais o tema proposto. (guia do professor: https://encurtador.com.br/dGHQW)

Serviço: 

Teatro Cego apresenta: Espetáculo “Clarear – Somos todos diferentes” (para alunos da rede municipal e aberto ao público) na Baixada Fluminense

Japerí 

Dias 29, 30 e 31/8 - Quadra esportiva de Nova Belém (R. Augusto Batista de Carvalho - Nova Belém)

6 sessões - 2 por dia (às 10h e 15h)

Escolas participantes:

• C. E. Barão do Rio Branco

• Colégio Estadual Almirante Tamandaré

• Colégio Estadual Armando Dias

• Escola Municipal Ary Schiavo

Nova Iguaçu

Dias 12, 13 e 14/9 - Teatro Sylvio Monteiro (Rua Getúlio Vargas 51 – Centro) 

Horários: 18h e 20h - com entrada gratuita para o público.

Em Nova Iguaçu as apresentações serão abertas para o público. Professores podem levar seus alunos, mas não haverá sessões exclusivas para escolas.

 

 

Por Jornal da República em 25/08/2023
Aguarde..