Ambulantes protestam no Centro do Rio contra decisão da prefeitura proibir comércio na Uruguaiana

Medida foi anunciada pelo prefeito Eduardo Paes em conversa com o governador Cláudio Castro. Alterações no trânsito já começaram na região

Ambulantes protestam no Centro do Rio contra decisão da prefeitura proibir comércio na Uruguaiana

Uma manifestação de vendedores ambulantes interdita, na manhã desta sexta-feira (8), a pista lateral da Avenida Presidente Vargas, no sentido Candelária, no Centro do Rio, na altura da Avenida Passos.

O protesto é em razão a proibição de comércio ambulante não autorizado pela prefeitura no entorno da Uruguaiana. A medida entra em vigor a partir do dia 25 de março. Alterações no trânsito começaram a se realizadas, nesta quinta-feira (07), para permitir a reabertura da Rua  Uruguaiana ao tráfego de veículos.

Maria de Lourdes, coordenadora do Movimento Unido dos Camelôs, pediu um encontro com o prefeito Eduardo Paes para tratar a questão.

“Estamos aqui para dizer que não somos bandidos e queremos uma mesa de negociação com ele (Paes). Ele disse que dia 25 ia retirar os camelôs, mas hoje acordamos com a Guarda Municipal impedindo a gente de trabalhar. O prefeito sempre fala que quem não é cadastrado é bandido. A gente quer ser autorizado e quer ser cadastrado” disse.

Em nota, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) informou em nota que enviou agentes da Guarda Municipal para a Uruguaiana, nesta sexta, após comerciantes ilegais ameaçarem equipes da prefeitura que realizavam intervenções urbanas na quinta-feira (7). Ainda de acordo com a Seop, os guardas foram até o local “para manter a integridade física dos agentes e para que o trabalho seja executado naquela região”.

Com a mudança, a Rua da Assembleia passará a ter mão dupla, no trecho entre a Avenida Rio Branco e a Rua da Carioca, permitindo que os veículos que vierem da Rio Branco possam acessar diretamente a Uruguaiana, que seguirá com o fluxo em direção à Avenida Presidente Vargas.

Com informações Tupi

Por Jornal da República em 08/03/2024
Aguarde..