Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Há mais de uma década, Ana Ceolin está envolvida na elaboração de projetos sociais e políticas públicas, percebendo os desafios que existem para solucionar os problemas da sociedade, quando cada individuo está lutando para vencer suas próprias dificuldades.
Com essa compreensão, tem se dedicado a área do comportamento humano, da neurociência e do desenvolvimento social, com a missão de promover o crescimento individual e transformações sociais.
“Eu defendo um diálogo aberto e equilibrado com a sociedade, pois acredito,firmemente, que a educação do indivíduo é essencial para a criação de soluções coletivas efetivas. Não tem como termos resultados transformadores se não tiver diálogo com a sociedade mais carente e ouvir o que eles tem a dizer.” disse Ana Ceolin.
E é por isso que desde 2013, Ana Ceolin tem sido uma figura essencial na transformação de comunidades carentes no Distrito Federal, em especial, na região administrativa de Santa Maria/DF. Seu incansável trabalho de apoio a meninas de 8 a 14 anos se estendeu rapidamente às mães dessas jovens, e sua contribuição vai muito além do apoio moral, social e financeiro.
Ana percebeu que, para realmente impactar a vida das meninas, era necessário também apoiar as mães. Assim, ela organizou palestras, cursos e trouxe excelentes profissionais para compartilhar experiências e conhecimentos, criando um ambiente de fortalecimento e união para a comunidade feminina. As reuniões, sempre cheias de emoções, cresceram em número ao longo dos anos.
“Eu realmente acredito que as oportunidades estão por todo lado. Porém, o acesso às essas oportunidades é desigual. O meu intuito é diminuir essa distância entre o indivíduo mais carente e a oportunidade ao levar profissionais, empresários, cursos e, o mais importante, que é o conhecimento.” diz Ana.
Quando a pandemia de COVID-19 atingiu o Brasil, Ana intensificou ainda mais seus esforços. Com os cursos paralisados, ela mobilizou recursos para distribuir mais de 20 toneladas de alimentos por toda a cidade de Santa Maria e outras regiões do DF, garantindo que muitas famílias tivessem o que comer em tempos de extrema necessidade.
Entre os diversos projetos que Ana apoiou e melhorou, destaca-se o "Bola no Pé, Escola na Cabeça", uma escolinha de futebol que hoje atende 189 crianças. Como madrinha do projeto, Ana providenciou uniformes, bolas, redes, chuteiras e tênis, garantindo que todas as crianças tivessem condições dignas para praticar esportes e frequentar a escola.
Em maio deste ano, Ana presenteou 350 mães com cestas básicas, proporcionando alívio significativo para muitas famílias. A alegria e gratidão expressas pelas pessoas ao mencionarem seu nome são um testemunho do impacto profundo de suas ações.
Agora, Ana Ceolin está trazendo seu projeto social transformador para o Rio de Janeiro. Ana se mudou para a cidade em janeiro desse ano para que sua filha, Sofia, pudesse ficar mais perto do pai, o ator Malvino Salvador. Esta mudança representa uma nova fase na vida de Ana, e ela está determinada a replicar o sucesso de suas iniciativas na capital fluminense.
Assim como era feito no DF, Ana planeja implementar no Rio de Janeiro os projetos de prevenção contra drogas para meninos de 7 a 14 anos e programas de prevenção de namoro e gravidez precoce entre meninas. Além disso, extender as palestras e os cursos para proporcionar oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal.
“Eu não faço nada sozinha! Conto com a generosidade de amigos e parceiros que confiam nesse trabalho e na destinação correta dos recursos.” Finalizou Ana Ceolin.
Por: Arinos Monge
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!