Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
“Aperta o verde e confirma”. A clássica frase que surge de dois em dois anos a cada eleição, tem um significado literal para o advogado criminalista André Barros. Candidato a vereador pelo PSOL, ele disputa sua nona eleição e defende a liberação da maconha – é advogado da polêmica Marcha da Maconha, que acontece anualmente no Rio – e conta com cabos eleitorais famosos não só entre os maconheiros.
Um dos mais conhecidos é o músico Marcelo D2, vocalista da banda Planet Hemp (os maconheiros mais famosos do Brasil, segundo ele próprio) e que falando de maconha consolidou também sua carreira solo misturando rap com samba. D2 já posou ao lado de André segurando o sugestivo adesivo com o número do candidato, que é 50.420, unindo o 50 do PSOL e o 420 em alusão ao número símbolo da maconha.
O ator Ricardo Petraglia também faz uma presença na campanha de André Barros. Defensor do uso terapêutico da cannabis, Petraglia – que tem autorização para produzir maconha em seu sítio – possui um perfil com quase 60 mil seguidores onde dá dicas sobre o cultivo da erva. Para convencer o eleitorado a votar em Barros, Ricardo adota o grito de guerra de André Barros: “maconheiro vota em maconheiro”.
André Barros tenta entrar na política há tempos, muito antes da liberação da maconha ser discutida abertamente como é hoje. Em 2006 foi candidato a deputado federal pelo PT e obteve 2.650 votos. Dois anos depois tentou uma vaga na Câmara do Rio, sem sucesso, obtendo apenas 1.127 votos. Em 2010 mirou a Alerj e foi escolhido por 2.830 eleitores. Ainda pelo PT, tentou novamente se eleger vereador em 2012, quando teve 1.823 votos.
Já pelo PSOL, se candidatou a deputado estadual em 2014 e conquistou a preferência de 7.999 eleitores. Barros foi candidato a vereador também em 2016 e 2020, obtendo 4.022 e 4.647 votos, respectivamente. Em 2018, como candidato a deputado estadual, obteve sua maior votação (12.835), número superior ao da última eleição que disputou, em 2022, quanto teve 9.785 votos para deputado federal.
Com informações Agenda do Poder
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!