Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
A partir de agosto, os cariocas cadastrados na Estratégia Saúde da Família (ESF) não precisarão mais se deslocar às suas clínicas da família para agendar a consulta com o médico ou o enfermeiro de sua equipe de saúde.
O agendamento das consultas também poderá ser feito online, pelo aplicativo minhasaúde.rio, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS).
A ferramenta minhasaude.rio foi lançada pela SMS na versão online em abril de 2021 e, em outubro de 2022, passou a ser disponibilizada também em aplicativo para celular com os sistemas Android ou iOS. Pelo site ou pelo app o usuário tem acesso à sua carteira de vacinação e informações clínicas; às suas solicitações no SISREG e posição na fila; às informações de seu cadastro no SUS e em sua clínica da família. Pelo site é possível também solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia (CIPFIBRO) e, quando aprovada, imprimi-la ou baixar a versão digital.
“A Secretaria Municipal de Saúde trabalha pela desburocratização dos serviços de saúde e pela transparência. O portal e o aplicativo minhasaude.rio atendem a esses dois objetivos, disponibilizando acesso e informações importantes sem que o usuário precise sair de casa. É claro que as pessoas ainda poderão ir às unidades para levar suas demandas e marcar suas consultas, e que o agente comunitário continuará indo ao domicílio de seus pacientes para verificar as necessidades e fazer os agendamentos. Esse contato próximo do usuário com sua equipe de saúde é imprescindível. Mas agora temos mais facilidades para o usuário”, diz o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
A opção de agendamento de consultas na Estratégia Saúde da Família é a mais nova funcionalidade do aplicativo minhasaude.rio para celular e está disponível para moradores da cidade com cadastro definitivo nas unidades de Atenção Primária. Para esses, assim que o login for feito, aparecerá no menu o botão para a seção de agendamento. Nela, aparecerão as opções de marcar a consulta, acompanhar o agendamento já feito ou visualizar o histórico de agendamentos.
Para fazer o agendamento, a pessoa escolherá por qual profissional quer ser atendido, o médico ou o enfermeiro de sua equipe de saúde da família. Ao escolher um deles, aparecerá a agenda com os dias e horários disponíveis para o atendimento. Basta clicar em um deles e comparecer à unidade no dia e hora marcados. Caso não possa ir, é possível também desmarcar a consulta pelo botão de acompanhar o agendamento, liberando assim o horário para outra pessoa ser atendida.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!