Após anúncio de adiamento por Skaf, manifesto tem seu conteúdo divulgado na íntegra

Presidente da entidade pagou o pato (amarelo) por se curvar às pressões do Planalto através de Arthur Lira e anunciar adiamento da divulgação do manifesto à revelia dos cerca de 200 signatários

Após anúncio de adiamento por Skaf, manifesto tem seu conteúdo divulgado na íntegra

DA REDAÇÃO - Um fim de mandato melancólico para Paulo Skaf, presidente da Fiesp, que unilateralmente adiou a publicação de um amplo manifesto sobre a crise política provocada pelo presidente de extrema-direita, Jair Bolsonaro, previsto para esta terça-feira e gerou bastante incômodo entre empresários e industriais.

A atitude não foi oficialmente comunicada aos cerca de 200 signatários do documento. Eles ficaram sabendo do recuo pela imprensa, o que gerou mal estar no setor privado.

Um dos articuladores do golpe de Estado que destituiu a presidenta Dilma Rousseff da presidência, Skaf, que sempre se mostrou próximo ao bolsonarismo e deixa o comando da maior entidade industrial do país em quatro meses, foi um dos organizadores do manifesto e trabalhou colhendo assinaturas para o documento, intitulado “A Praça é dos Três Poderes”. Detalhe, Skaf não é dono de nenhuma indústria.

A decisão de adiar a publicação do documento partiu exclusivamente de Skaf. O recuo teria ocorrido após conversa do presidente da Fiesp com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e em meio à pressão do governo federal, por meio dos bancos públicos BB e Caixa Econômica Federal, sobre a Febraban, uma das entidades que articulou o documento.

O dirigente de uma grande entidade setorial afirmou que a reação do governo Bolsonaro de tomar o manifesto como uma afronta contrasta com o teor “água com açúcar” do documento.

Segundo esse mesmo dirigente, o ato de Skaf foi visto como um golpe contra a veiculação do documento que pode desidratar outras manifestações de grandes empresários e associações setoriais que já estavam em articulação para depois do 7 de setembro.

A avaliação é de que não faz sentido agora publicar um texto de um único segmento ou mesmo mais amplo com menos assinaturas do que o que vinha sendo gestado até domingo.

Outro presidente de associação industrial afirma que os signatários foram informados de que o manifesto seria publicado antes do 7 de setembro, data para a qual estão previstas manifestações bolsonaristas, e que publicá-lo depois não faria sentido. Segundo esse mesmo dirigente, uma mudança de data implicaria perda de assinaturas.

Leia na íntegra a versão do documento que circulava entre os empresários no início da tarde desta segunda-feira:

A PRAÇA É DOS TRÊS PODERES
A praça dos três poderes encarna a representação arquitetônica da independência e harmonia entre o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, essência da República. Esse espaço foi construído formando um triângulo equilátero, cujos vértices são os edifícios-sede de cada um dos poderes.

Esta disposição deixa claro que nenhum dos prédios é superior em importância, nenhum invade o limite dos outros, um não pode prescindir dos demais. Em resumo, a harmonia tem de ser a regra entre eles.

Este princípio está presente de forma clara na Constituição Federal, pilar do ordenamento jurídico do país. Diante disso, é primordial que todos os ocupantes de cargos relevantes da República sigam o que a Constituição nos impõe.

As entidades da sociedade civil que assinam este manifesto veem com grande preocupação a escalada de tensões e hostilidades entre as autoridades públicas. O momento exige de todos serenidade, diálogo, pacificação política, estabilidade institucional e, sobretudo, foco em ações e medidas urgentes e necessárias para que o Brasil supere a pandemia, volte a crescer, a gerar empregos e assim possa reduzir as carências sociais que atingem amplos segmentos da população.

Mais do que nunca, o momento exige do Legislativo, do Executivo e do Judiciário aproximação e cooperação. Que cada um atue com responsabilidade nos limites de sua competência, obedecidos os preceitos estabelecidos em nossa Carta Magna. Este é o anseio da Nação brasileira. (Do Jornal O Globo)

Por Jornal da República em 30/08/2021
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Recorde na audiência, candidata a prefeita Daniela de Livia participa de entrevista no Podcast Papo Político
24 de Setembro de 2024

Recorde na audiência, candidata a prefeita Daniela de Livia participa de entrevista no Podcast Papo Político

Projeto do Deputado Dionísio Lins que regulamenta cobrança de contas de água em atraso é aprovado na Alerj
16 de Junho de 2023

Projeto do Deputado Dionísio Lins que regulamenta cobrança de contas de água em atraso é aprovado na Alerj

Gilmar Mendes: quem diz que irá atirar ‘neste ou naquele’ não faz uso da liberdade de expressão
27 de Agosto de 2021

Gilmar Mendes: quem diz que irá atirar ‘neste ou naquele’ não faz uso da liberdade de expressão

Planalto protocola pedido de impeachment de Alexandre de Moraes no Senado
20 de Agosto de 2021

Planalto protocola pedido de impeachment de Alexandre de Moraes no Senado

Aguarde..