Após ataque, Biden promete caçar terroristas: “Não seremos intimidados”

Estado Islâmico, rival do Talibã, assumiu atentado no Aeroporto Internacional de Cabul. País vive momentos de terror há 11 dias

Após ataque, Biden promete caçar terroristas: “Não seremos intimidados”

DA REDAÇÃO - Após o atentado no Aeroporto Internacional de Cabul que deixou ao menos 72 mortos (entre os quais 12 soldados americanos), nesta quinta-feira (26/8), assumido pelo Estado Islâmico, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, subiu o tom contra o terrorismo e prometeu revanche.

“Vamos caçá-los e fazer com que vocês paguem. Não seremos assustados pelos terroristas”, sentenciou em pronunciamento no início da noite desta quinta-feira, em Washington.

Biden disse que encomendou um plano de ataque para atingir as lideranças terroristas. “Os Estados Unidos não serão intimidados”, concluiu.

O grupo terrorista Estado Islâmico Khorasan, braço afegão do Estado Islâmico e inimigo do Talibã, assumiu a autoria das explosões no Aeroporto Internacional de Cabul.

“Um dia difícil. Vimos as cenas de Cabul. Terrorista atacaram. As autoridades de inteligência tinham alertado que esse cenário poderia acontecer”, lamentou o presidente norte-americano.

Biden informou que acompanhou a situação ao longo desta quinta-feira. “Estive durante o dia todo em contato constante com comandantes militares em Washington, no Afeganistão e em Doha [capital do Catar]”, resumiu.

Biden pediu um minuto de silêncio, se curvou durante a homenagem e voltou a falar sobre as mortes dos militares. “Os militares mortos são heróis que deram a vida na missão”, ponderou.

Nas últimas 12, horas sete mil pessoas deixaram o país. Biden reafirmou que o prazo final para retirar tropas americanas e estrangeiros do Afeganistão é 31 de agosto.

“Precisamos continuar focados, prosseguir com a missão e as tropas serão retiradas”, afirmou. Em 20 anos, os Estados Unidos gastaram US$ 145 bilhões na Guerra do Afeganistão. Ao todo, 2,5 militares norte americanos morreram.

A crise
Desde que o Talibã tomou o controle de Cabul, há 11 dias, em 15 de agosto, o país entrou em colapso, temendo a interpretação ultraconservadora da lei islâmica.

O Talibã retomou o poder no Afeganistão após os Estados Unidos iniciarem a retirada das tropas militares do país.

Em maio, integrantes do Talibã começaram a agir para estender sua área de controle, buscando dominar sul, norte e parte do oeste do país. A estratégia usada foi a de conquistar capitais de províncias, até chegar às grandes cidades. (Com CNNBrasil e Metrópoles, foto reprodução de vídeo)

Por Jornal da República em 26/08/2021
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Em decisão histórica, Egito aceita proposta de Lula para retirar brasileiros de Gaza
13 de Outubro de 2023

Em decisão histórica, Egito aceita proposta de Lula para retirar brasileiros de Gaza

Trump faz Comício Histórico em Nova York
28 de Outubro de 2024

Trump faz Comício Histórico em Nova York

Tiroteio em escola deixa um morto e vários feridos nos EUA
13 de Abril de 2021

Tiroteio em escola deixa um morto e vários feridos nos EUA

Pantanal acumula em 12 meses mais de 9 mil focos de incêndio
20 de Junho de 2024

Pantanal acumula em 12 meses mais de 9 mil focos de incêndio

Aguarde..