Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta terça-feira (26/09), o Projeto de Resolução 01/23, de autoria do deputado Thiago Rangel (PODE), que concede o Prêmio Jornalista Barbosa Lima Sobrinho post mortem à repórter e apresentadora Glória Maria, que faleceu em fevereiro deste ano. A medida será promulgada pelo presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (PL), e publicada no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias.
Na justificativa da honraria, o deputado ressaltou a importância da carreira da jornalista carioca. “Considerada um dos maiores símbolos do jornalismo brasileiro, Glória foi a primeira repórter a realizar matérias ao vivo e em cores na televisão no Brasil”, disse o parlamentar.
Na última quinta-feira (21/09), a Alerj homenageou a jornalista com a aprovação do Título de Benemérito do Estado do Rio. A medida também foi proposta pelo deputado Rangel.
Trajetória
Glória Maria Matta da Silva nasceu em 1949, no bairro de Vila Isabel, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade Pontifícia Católica (Puc Rio). Sua estreia na TV foi em 1971, no primeiro ao vivo do jornal local. Depois disso, foi se consolidando como um grande nome do jornalismo da Globo e do país, tendo trabalhado no RJTV, no Bom Dia Rio e Jornal Hoje.
Ganhou notoriedade no Jornal Nacional por conta de suas reportagens ao vivo e, algum tempo depois, no Fantástico por suas famosas viagens internacionais. Com 50 anos de carreira, Glória foi uma jornalista pioneira e um dos maiores nomes da comunicação televisiva do Brasil. Glória faleceu aos 73 anos devido a complicações de um câncer no pulmão, em 2 de fevereiro de 2023.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!