Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre artrite e artrose. Os nomes são parecidos, o que pode gerar confusão. Será que são a mesma coisa?
Em entrevista ao programa Saúde e Você da Band Tv, as doutoras Catarina Couras, Neurocirurgiã Funcional Especialista em dor e Laura Moreno, Especialista em Acupuntura Médica e dor explicam que cada um tem sua próprias características, e há diferenças, também no tratamento.
“Os nomes são parecidos, o que pode gerar confusão e muita gente acha que é a mesma coisa, mas não é bem assim, a artrose é uma degeneração das articulações, ou seja, um desgaste progressivo que vai ocorrendo na articulação. Já a artrite é uma inflamação da articulação e não está relacionada a um processo degenerativo”, pontua Dra. Laura.
Já a Dra. Catarina Couras explica que o principal sintoma da artrose, conhecida também como osteoartrite, é a dor na articulação afetada. “O paciente sofre principalmente com dores articulares, mas quando falamos em artrite, aí encontramos outros sintomas como vermelhidão, inchaço na articulação. Esses são os principais fatores e diferença entre elas”, conta a especialista em dor.
Ainda de acordo com as especialistas, a obesidade é um dos principais fatores da artrose, incluindo a população jovem.
Infelizmente, não há uma cura para a artrose. No entanto, ela pode ser tratada para que o paciente recupere a sua qualidade de vida e possa viver mais tranquilamente. Além disso, a progressão do problema pode ser interrompido ou minimizado a partir do tratamento adequado.
Além do uso de medicações, como no caso da artrite, podemos mencionar detalhes como a mudança de hábitos. A prática de fisioterapia e acupuntura, além de atividades físicas diversas, também é responsável por minimizar essa situação e controlar a dor.
A entrevista completa você acompanha na íntegra o canal Duda Rodrigues no YouTube.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!