ASSISTA: Eduardo Damian, Vânia Aieta, Márcio Alvim e Danielle Marques de Souza lotam a Câmara com Palestra sobre regras eleitorais de 2024

Assessores, advogados e pré-candidatos estiveram presentes para ouvir alguns dos maiores especialistas em direito eleitoral do Brasil

Com a intenção de contribuir para que as eleições de 2024 transcorram da melhor forma possível, a Câmara do Rio promoveu, nesta terça-feira (18), um evento que contou com palestras de alguns dos maiores especialistas em direito eleitoral do país, entre professores, profissionais e representantes de instituições da área. Os convidados trouxeram temas atuais e novidades que estreiam em 2024, buscando preparar os presentes para que possam atuar em campanhas de acordo com a legislação vigente.

O presidente da Câmara do Rio, vereador Carlo Caiado (PSD), destacou a importância do debate: “Estes são especialistas reconhecidos no Brasil todo, que são referência para partidos políticos, imprensa e mesmo para o Congresso Nacional”. Além disso, o líder do legislativo carioca também destacou algumas das iniciativas da Casa alinhadas com o propósito do evento, de difusão do conhecimento: “Aqui temos também a Escola do Legislativo, que está em seu segundo ano e que integra nossos servidores e as instituições internas que representam a sociedade, além da Câmara Juvenil, que estimula a participação política de jovens”.

Os palestrantes passaram por todas as etapas do processo eleitoral, desde a pré-campanha até o fim do pleito. Temas atuais, como o uso da inteligência artificial e o uso de obras autorais para jingles, também estiveram presentes. Sobre este último, a advogada, especialista em direito eleitoral e membro da comissão de reforma política do Conselho Federal da OAB, Danielle Marques, reforçou as novidades que estarão vigentes pela primeira vez nas próximas eleições: “Em março deste ano, a resolução 23.732/24 incluiu o artigo 23-A, que permite que o artista notifique o candidato para imediata cessação do uso de sua obra”. Por fim, a profissional alertou: “Paródias musicais não autorizadas são proibidas com jingles em campanhas a partir de 2024”.

Eduardo Damian, advogado e professor de direito eleitoral da Escola da Magistratura do Estado do RJ (EMERJ), enfatizou a importância de se respeitar a cota de gênero, que garante que haja o mínimo de 30% de representantes de ambos os sexos: “Considerada a existência de fraude a cota de gênero, a chapa inteira será cassada e será declarada inelegibilidade a todos aqueles que contribuíram com a ilicitude”.

Por sua vez, Vânia Aieta, coordenadora geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), ficou responsável por expôr as implicações que giram em torno do uso de inteligência artificial, que evoluiu muito desde as últimas eleições e preocupa muitas pessoas: “Apesar de todo o impacto, é apenas uma ferramenta como tantas outras, assim como aconteceu quando a internet “chegou” nas eleições. Precisamos apenas aprender a conviver com ela”. Sendo um tema amplo, a especialista diferenciou os usos autorizados e proibidos: “A resolução 23.732/24 promoveu algumas alterações na resolução 23.610 para dispor entre outras questões sobre esse tema novo. Veremos a diferença entre a aplicação lícita da I.A, caracterizada pela identificação quando houver seu uso. O uso de deepfakes, no entanto, estará vedado pela Justiça Eleitoral”.

Encerrando as palestras, Marcio Alvim, advogado e membro da comissão de reforma política do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), discorreu sobre um tema que inevitavelmente aparece em qualquer campanha e trouxe esclarecimentos para aqueles que ocupam cargos públicos: “É vedado fazer uso dos servidores públicos do Poder Executivo, dos entes fundacionais da administração pública direta ou indireta. Os servidores públicos do Legislativo, contudo, estão excluídos dessa proibição”. O palestrante trouxe, ainda, detalhes a respeito do uso de recursos públicos com esse fim: “O servidor público pode fazer postagens eleitorais ainda que no horário do expediente, desde que não use maquinário público, não haja orquestração ou indício de prejuízo para o funcionamento público”.

O evento foi transmitido ao vivo pela Rio TV Câmara e está disponível no canal do YouTube da emissora.

 

 

 

 

Por Jornal da República em 20/06/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

09 de Novembro de 2023

"Deu a Louca nas Rainhas - O Espetáculo que Faz Rir e se Emocionar está de Volta!"

Claudia Castelo Branco apresenta o projeto “Viva Sivuca - Homenagem ao Poeta do Som”
06 de Julho de 2023

Claudia Castelo Branco apresenta o projeto “Viva Sivuca - Homenagem ao Poeta do Som”

Van Furlanetti dá vida a cinco personagens no espetáculo multimídia ‘Vanvanland’
03 de Agosto de 2023

Van Furlanetti dá vida a cinco personagens no espetáculo multimídia ‘Vanvanland’

Biografia de um dos maiores homens de negócios do país concorre ao Prêmio Jabuti
20 de Outubro de 2022

Biografia de um dos maiores homens de negócios do país concorre ao Prêmio Jabuti

Aguarde..