ASSISTA: 'Não vai ter Copa' e a prioridade de Paes é construir estádios para o Flamengo e Vasco

EM ANO DE ELEIÇÃO: Prefeito assina Projeto de Lei para viabilizar novo estádio do Vasco e ameaça desapropriar terreno para o Flamengo

Em meio a questionamentos sobre as prioridades da gestão pública, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, tem se empenhado em viabilizar a construção de novos estádios para o Flamengo e o Vasco da Gama. Recentemente, Paes assinou um projeto de lei para permitir a construção do novo estádio do Vasco, utilizando o potencial construtivo de São Januário e transferindo-o para a Barra da Tijuca.

O anúncio, feito pelo próprio prefeito em suas redes sociais, gerou polêmica. Paes afirmou que a medida foi um pedido do presidente do Vasco, e se colocou à disposição dos outros clubes, mencionando negociações com o Fluminense e a situação do Botafogo no Engenhão.

Paralelamente, o prefeito também tem se envolvido nas tratativas para a construção do novo estádio do Flamengo. Em um jantar com dirigentes do clube e da Caixa Econômica Federal, Paes revelou que, caso o impasse quanto ao valor do terreno no Gasômetro persista, uma das alternativas pode ser o desapropriamento da área.

Saúde ou estádios? As prioridades de Eduardo Paes em xeque no Rio de Janeiro, depois de uma pandemia com milhares de mortos por falta de hospitais

Essas ações do prefeito remetem aos protestos ocorridos durante a Copa do Mundo, quando o slogan "Não Vai Ter Copa" ganhou força nas redes sociais e nas ruas. Na época, os manifestantes reivindicavam melhorias no transporte, na saúde, na educação e o combate à corrupção, questionando a prioridade dada ao evento esportivo em detrimento de demandas sociais.

Agora, a prioridade dada por Eduardo Paes à construção de estádios para o Flamengo e o Vasco da Gama levanta questionamentos semelhantes. O Rio de Janeiro passou pela Covid-19 e morreram milhares de pessoas por falta de hospitais e agora será a hora de gastar com novos estádios: Eduardo Paes repete erros do passado?

Os tempos são outros, os erros os mesmos? Faltando poucos meses para as eleições, qual é a obsessão de Eduardo Paes por novos estádios para o flamengo e vasco da gama.

O caos se instalou no trânsito da Barra da Tijuca e recreio face à liberação sem critério de centenas de prédios, sem estudo de impacto, será que é hora de falar em estádio na Barra? e o Trânsito da Ponte Rio-Niterói e Av. Brasil como ficará com um novo estádio? Não seria melhor desapropriar terreno no Gasômetro para se construir escolas técnicas ou hospital?

Enquanto a cidade enfrenta desafios em diversas áreas, como saúde, educação e segurança pública, a ênfase do prefeito em viabilizar esses projetos esportivos gera críticas.

Resta saber se a Câmara de Vereadores aprovará o projeto de lei para o novo estádio do Vasco e se a ameaça de desapropriação do terreno para o Flamengo se concretizará. Enquanto isso, a população cobra ações efetivas para solucionar os problemas que afetam o dia a dia dos cariocas, lembrando que os erros do passado não devem ser repetidos.

Em 2011, durante os preparativos para a organização da Copa do Mundo de 2014, o jogador Ronaldo “Fenômeno”, ao ser questionado se o povo brasileiro não preferia hospitais e segurança ao invés de estádios, respondeu: “Não se faz Copa do Mundo com hospitais. Tem que fazer estádio” Já Lula afirmou "Precisamos de Estádios, não de Hospitais. Falar em Hospitais é um retrocesso!" 

Talvez seja a hora de relembrar os cantos que ecoavam na multidão das passeatas da Copa do Mundo. “Da Copa eu abro mão, quero saúde, transporte e educação”.

“Os estádios estão quase prontos, agora só falta construir um país em volta deles”

“Me chama de Copa e investe em mim! Assinado: educação, saúde, transporte… #vemprarua”

“Queremos transporte, hospital e escolas no padrão Fifa”

“Copa da indignação para saúde e educação não tem um tostão, pra Copa sobra bilhões. Falta Vergonha, Honestidade, Caráter e sobra Governantes Ladrões.”

“Copa do Mundo eu abro mão. Quero dinheiro pra saúde e educação”

“Queremos escolas e hospitais no padrão Fifa”

Por Ralph Lichotti

Leia ainda: Cacau x Braz: Paes joga pesado: 'Vou desapropriar terreno do gasômetro para o Flamengo'

Parecer aprovado por vereadores reduz, em até 8 meses, prazo de tramitação de projeto do Vasco

Leia Ainda: Estádio do Fla no Gasômetro: clube e Caixa acertam os ponteiros

ASSISTA: sonho rubro-negro ganha forma: Eduardo Paes fala sobre o estádio do Flamengo

Projeto de estádio do Flamengo no Gasômetro, na região do Centro do Rio — Foto: Foto: Prefeitura do Rio/Cdurp

Estádio do Fla no Gasômetro: clube e Caixa acertam os ponteiros

Avançou várias casas a negociação entre o Flamengo e a Caixa a respeito da construção de um estádio do clube num terreno do banco, no Gasômetro , na zona portuária da cidade.

Leia Ainda:

Zé Colméia x Pedro Duarte: Eduardo Paes batalha pelo voto vascaíno no projeto do novo são januário - Ultima Hora Online

#EduardoPaes #Flamengo #Gasômetro #CaixaEconômicaFederal #Desapropriação #Política #EduardoPaes #Flamengo #VascodaGama #NãoVaiTerCopa #PrioridadesPublicas #Estádios

 

 

Por Jornal da República em 28/05/2024
Aguarde..