ASSISTA: Promessas de Reforma na UPA Não se Concretizam e População Cobra Ações

A comunidade de Iguaba Grande, situada no interior do Rio de Janeiro, enfrenta uma crescente inquietação quanto ao futuro da principal unidade de saúde local, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na Rua Profeta Elias, sem número, no bairro Estação. A ansiedade da população advém das reformas prometidas para a UPA que, conforme relatos dos residentes, não foram realizadas.

Agravando a situação, o contrato com a Forte Ambiental e Empreendimentos Ltda, empresa designada para as obras, está prestes a expirar em 27 de março, concluindo um período de um ano de atividades contratuais.

A desconfiança dos cidadãos tem fundamento no histórico problemático da empresa, que inclui acusações de crimes como violação das normas de licitação, corrupção ativa e passiva, peculato e lavagem de dinheiro.

Reportagens do DIÁRIO DO RIO revelam que fotografias recentes da UPA sugerem a ausência de quaisquer reformas significativas. Moradores próximos à unidade também testemunharam a falta de presença de operários ou equipamentos de construção no local. Segundo o acordo estabelecido entre a Prefeitura de Iguaba Grande e a Forte Ambiental, o projeto de reforma estava avaliado em R$ 2.432.551,42.

Perante tais circunstâncias, um residente de Iguaba Grande tomou a iniciativa de solicitar a intervenção do Tribunal de Contas do Estado (TCE) (sob o Processo nº 203726-7/2024, relatado pelo conselheiro Marcio Henrique Cruz Pacheco) e do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) (sob o Protocolo nº 202400108074).

O objetivo é que estas entidades realizem uma investigação detalhada sobre as alegadas falhas nas obras da UPA, especialmente em um momento em que a cidade enfrenta um grave surto de dengue, ressaltando a urgência de uma infraestrutura de saúde adequada e funcional.

REFORMA DA UPA DE IGUABA GRANDE

"Estamos vivendo uma epidemia de dengue, tendo alcançado esta semana o número de um milhão de casos no Brasil. É urgente que tenhamos atendimento de qualidade em Iguaba Grande e para isso precisamos que a reforma da UPA seja entregue. A Prefeitura precisa e deve dar esclarecimentos à população de como está o andamento das obras, pois o contrato celebrado com a empresa Forte Ambiental tem data de término no final deste mês e através de imagens que recebi não há obra em andamento ou trabalhadores no local. Eu e a população de Iguaba Grande aguardamos um posicionamento do Prefeito".

Marco Antonio 
Ex Secretário de Meio Ambiente, ex-Vereador e ex-Presidente da Câmara de Vereadores.

Por Jornal da República em 06/03/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Dr. Rodrigo Mangavarite inaugura clínica nova em endereço luxuoso em SP
12 de Janeiro de 2024

Dr. Rodrigo Mangavarite inaugura clínica nova em endereço luxuoso em SP

Sicoob inaugura nova agência em Nova Iguaçu para oferecer mais opções financeiras aos moradores da região
21 de Junho de 2023

Sicoob inaugura nova agência em Nova Iguaçu para oferecer mais opções financeiras aos moradores da região

Preço do gás de cozinha já é o maior do século
29 de Abril de 2022

Preço do gás de cozinha já é o maior do século

Rio de Janeiro: Merendeiras reclamam da falta de aparelhos de climatização nos ambientes
27 de Novembro de 2023

Rio de Janeiro: Merendeiras reclamam da falta de aparelhos de climatização nos ambientes

Aguarde..