ASSISTA: Quaquá divulga pesquisa sem registro no jornal 247, o Deputado afirmou ser candidato e que a última pesquisa de Maricá foi '61% pra mim, 12 para o candidato do PL'

Deputado afirma ter 61% das intenções de voto em Maricá, mas pesquisa não foi registrada no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle)

Quaquá Divulga Pesquisa Eleitoral Sem Registro e Pode Enfrentar Multa e Responsabilização Criminal

Em entrevista à renomada jornalista Hildegard Angel no jornal 247, o deputado Quaquá divulgou dados de uma pesquisa eleitoral em Maricá sem o devido registro prévio na Justiça Eleitoral. Segundo o parlamentar, a última pesquisa apontou "61% pra mim, 12 para o candidato do PL". No entanto, a divulgação de pesquisas eleitorais sem registro pode acarretar sérias consequências legais.

Desde o dia 1° de janeiro deste ano, as entidades e empresas que realizam pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos candidatos são obrigadas a efetuar o cadastro no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle) em até 5 dias antes da divulgação. O Tribunal Regional Eleitoral ressalta a importância desse procedimento.

As pesquisas registradas devem conter informações detalhadas, como nome do contratante, valor e origem dos recursos, metodologia, plano amostral, margem de erro, questionário aplicado, entre outros dados relevantes para garantir a transparência e a confiabilidade dos resultados.

Os responsáveis pela divulgação de pesquisas sem o prévio registro estão sujeitos à aplicação de multa no valor de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00, conforme previsto na Lei nº 9.504/1997, arts. 33, § 3º, e 105, § 2º.

Além disso, a divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa.

A atitude de Quaquá de divulgar dados de uma pesquisa não registrada levanta questionamentos sobre a credibilidade das informações apresentadas e pode ter sérias implicações legais. Como bem disse o jurista Rui Barbosa, "a pior forma de desigualdade é tentar fazer coisas iguais entre desiguais".

É fundamental que todos os candidatos e entidades envolvidas no processo eleitoral sigam as regras estabelecidas para garantir a lisura e a igualdade de condições na disputa.

A Resolução TSE 23.600/2019  é a norma que regulamenta a matéria.

FONTE 247

#Quaquá #PesquisaEleitoral #Maricá #Eleições #Multa #ResponsabilizaçãoCriminal #TransparênciaEleitoral #RegistroDePesquisas #TRE #LeiEleitoral

 

Por Jornal da República em 01/07/2024
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Deputado Chico Machado quer dispensa de revista de advogados em unidades judiciárias
29 de Setembro de 2023

Deputado Chico Machado quer dispensa de revista de advogados em unidades judiciárias

Eleições municipais: restrições entram em vigor a partir deste sábado
06 de Julho de 2024

Eleições municipais: restrições entram em vigor a partir deste sábado

Empresa terá de indenizar ateia por obrigá-la a rezar o pai-nosso
14 de Outubro de 2022

Empresa terá de indenizar ateia por obrigá-la a rezar o pai-nosso

Continua a controvérsia: Alana Passos faz representação ao MP contra Show da Madonna em Copacabana
07 de Maio de 2024

Continua a controvérsia: Alana Passos faz representação ao MP contra Show da Madonna em Copacabana

Aguarde..