Audiência pública vai discutir na quarta-feira propostas para o novo programa nuclear brasileiro

Audiência pública vai discutir na quarta-feira propostas para o  novo programa nuclear brasileiro

Debater e apresentar uma nova proposta para o programa nuclear brasileiro, além de discutir o potencial da energia nuclear na descarbonização. Essa é a finalidade da audiência pública que será realizada no próximo dia 8, quarta-feira, às 16h, na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.

A iniciativa partiu do presidente da Frente Parlamentar Mista de Tecnologia e Atividades Nucleares (FPN), deputado Júlio Lopes (PP), para esclarecer e debater o uso da energia nuclear em todos os setores.

  - A ideia é contextualizar o programa e as novas tecnologias na área nuclear com a apresentação de propostas e ações no setor. Sou favorável ao uso da energia nuclear em todos as áreas, como na produção de alimentos e na medicina, que trará enorme benefício para todos. Por ser uma energia boa, barata e de qualidade permanente, pode no futuro desempenhar um papel fundamental na luta contra a descarbonização do planeta, além de ser de grande importância na transição de uma energia limpa para o mundo - afirmou. 

O parlamentar afirmou ainda que não existe a mínima pretensão de apresentar um programa pronto e acabado, mas sim uma proposta para discussão, complementação, críticas e sugestões, visando atualizar o programa nuclear brasileiro ao momento tecnológico mundial.

- Nosso plano possui 20 pontos que consideramos de enorme importância para o programa nuclear brasileiro; dentre eles podemos destacar, a criação de um programa de fomento a formação de profissionais; criação de uma política nacional de comunicação da área nuclear; a unificação da base de dados; uma política nacional de contrução de SMRs; o fortalecimento da NUCLEP, INB e AMAZUL; descarbonização e transição de energia, além da realização de um novo mapeamento das jazidas de urânio no Brasil, entre outras - disse.

A audiência contará ainda com a participação do presidente da Indústrias Nucleares do Brasil (INB) Adauto Seixas; do presidente da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), Luis Fernando Paroli e do diretor-presidente da Amazôna Azul Tecnologia de Defesas (Amazul), Newton Costa Neto. Foram convidados também o presidente da Associação para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN); Celso Cunha, o presidente da Nuclep, Carlos Seixas e o presidente da Eletronuclear, Eduardo Grand Court.

Por Jornal da República em 06/11/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Carol Macharethe e Alberto Aquino: a trajetória e projeções no mundo do samba e jornalismo
19 de Novembro de 2023

Carol Macharethe e Alberto Aquino: a trajetória e projeções no mundo do samba e jornalismo

Nova Iguaçu receberá novo Batalhão da Polícia Militar
04 de Julho de 2024

Nova Iguaçu receberá novo Batalhão da Polícia Militar

Alerj distribui livros na escadaria do Palácio Tiradentes pelo Dia da Língua Nacional
22 de Maio de 2023

Alerj distribui livros na escadaria do Palácio Tiradentes pelo Dia da Língua Nacional

Concessionárias terão que informar com antecedência os dados do funcionário que fará serviços em residências
26 de Setembro de 2023

Concessionárias terão que informar com antecedência os dados do funcionário que fará serviços em residências

Aguarde..