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Com os altos preços dos combustíveis, taxistas, frotistas e motoristas de Uber, vinham migrando para a conversão de veículos GNV VEICULAR, e mantinha o setor, sobrevivendo aos impactos da crise.
A Petrobrás, anunciou aumento médio de 19%, no preço do GNV, justamente agora em que o INMETRO, corrigiu irregularidades na antiga portaria 091/2007, por não cumprir a lei 5.194/66, e não exigir das convertedoras registro no CREA e o cadastro de engenheiro responsável técnico.
Com as recentes portarias 130 e 133, publicadas em 23 de março de 2022, pelo INMETRO, convertedoras e empresas de reteste de cilindros, passam a ser obrigadas a contratar profissional técnico e de engenharia, que não eram exigidos anteriormente por falha na edição da portaria anterior.
Para o engenheiro Fernando Annibolete, presidente da ASPROCITEC - Associação de Profissionais de Ciência e Tecnologia, que esteve sexta-feira, em Belo Horizonte, em um fórum organizado pela Câmara de Engenharia Mecânica do CREA/MG, para discutir o cumprimento da legislação e o registro das empresas e profissionais no sistema CONFEA/CREA, tem como preocupação nesse momento também com a sobrevivência dessas empresas no mercado.
Annibolete, diz que por um lado, a exigência do engenheiro nos prestadores de serviços, podem mudar a cultura do setor e reduzir gradativamente os grandes números de acidentes e explosão de cilindros, por outro lado, o aumento no GNV, vai afastar o cliente e as empresas terão dificuldade de sobreviver e vão buscar subterfúgios judiciais pra não cumprir a portaria contratar o quadro técnico, mantendo a cultura de submeter o risco a sociedade.
O presidente da ASPROCITEC, vai pedir reunião com o governador Claudio Castro e prefeitos interessados, para que o executivo adote medidas para usar o GNV VEICULAR, em uma parcela dos seus carros e exigir futuramente nas licitações este combustível nos carros locados. Também levará o assunto, para discutir em audiência pública na ALERJ.
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