Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
DA REDAÇÃO - Se a população reclama da falta de ações de inteligência e prevenção no âmbito da Segurança Pública, o programa Bairro Seguro, com apenas um mês, é a prova que é possível caminhar nessa direção.
O governador Cláudio Castro anunciou, nesta quinta-feira (15/7), que o Alto da Boa Vista vai receber o Bairro Seguro, programa de policiamento que funciona durante 24 horas com policiais militares capacitados que trabalham mais próximos da população. O anúncio foi feito no 6º Batalhão de Polícia Militar (Tijuca), onde o governador também inaugurou uma moderna central de monitoramento.
- O Bairro Seguro é um programa que tem apenas um mês e que já apresenta um sucesso ímpar, com mais de três mil ações, índices de criminalidades despencando e a população elogiando – disse o governador Cláudio Castro.
O Bairro Seguro no Alto da Boa Vista é uma reivindicação dos ciclistas que circulam na região, que fica no Maciço da Tijuca, e atrai muitos visitantes em pontos turísticos como a Estrada das Paineiras – acesso ao Cristo Redentor – e a Vista Chinesa.
Nesse primeiro mês de atuação em 29 locais, os policiais militares do programa Bairro Seguro registraram 3.024 visitas a estabelecimentos comerciais, 518 visitas domiciliares, 206 ações sociais, além de sete prisões de criminosos e cinco armas apreendidas.
Outro dado relevante demonstrado pelos números é a atuação das equipes 24 horas. Os registros refletem a distribuição das atividades dos policiais ao longo do dia: 46,3% no período da manhã e à tarde, e 53,7% das atividades do Programa Bairro Seguro na faixa horária da noite e madrugada.
As áreas já contempladas pelo Bairro Seguro são: Urca, Cachambi, Cascadura/Quintino, Oswaldo Cruz/Campinho, Itaipuaçu, Sulacap, Realengo, Padre Miguel, Bangu, Magalhães Bastos/Mallet, Penha, Olaria, Jardim Guanabara, Portuguesa, Abelardo Bueno, Leme, Ramos, São Conrado, Barra, Américas, Marapendi, Vargem Pequena, Vargem Grande, Itanhangá, Campo Grande I, Campo Grande II, Pavuna e Vila da Penha.
Com a instalação da nova central de monitoramento na sala de operações do 6º BPM, a região da Tijuca ganhará uma nova e importante ferramenta tecnológica voltada para a segurança pública. O sistema possibilitará uma espécie de cinturão de policiamento na área do batalhão, com câmeras instaladas em vias públicas. Os operadores irão auxiliar os policiais militares que estão nas ruas a localizar carros roubados e no alerta à circulação de criminosos. (Com Assessoria do Governo do Estado)
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!