Bairros de Queimados sofrem sem esgoto, pavimentação e iluminação pública

Moradores do Bairro Marajoara em Queimados se sentem esquecidos, já que serviços básicos não chegam em suas casas. Para driblar as consequências da falta de atendimento do poder público, muitas vezes são eles que colocam a mão no bolso.

Bairros de Queimados sofrem sem esgoto, pavimentação e iluminação pública

No bairro Marajoara, Lucilene da Silva, de 36 anos, botou a mão no bolso e na massa. A Rua Josefina, no bairro Marajoara, onde ela mora, não tem pavimentação, assim como a maioria das vias da região. Para evitar que a água entre em casa, ela precisou comprar aterro para deixá-la mais alta do que a rua.

— Moro aqui há mais de 30 anos. Entra prefeito, sai prefeito, e sempre fica assim. Chove, a água não escoa e entra em casa. Tive que aterrar minha garagem. — conta a dona de casa.

E esse não é o único problema do local. A falta de iluminação pública e de uma rede de esgoto também são transtornos para os moradores.

— Eu construí os três esgotos das duas casas que tenho, mas não sei para onde vai esse esgoto aqui na rua. Luz aqui nesse pedaço só do poste que tem na minha casa. Até a lixeira fomos nós, moradores, que colocamos na estrada principal — reclama Maria de Fátima.

O bairro precisa de uma creche, porque tem muitas crianças aqui. Outro problema é o esgoto, que não temos. Há algum tempo, fizeram uma caixa para a água da rua escoar, mas a gente continua sofrendo com as enchentes.

No mesmo bairro, a dona de casa Ana Maria Lopes, de 56 anos, colocou aterro e construiu sua calçada mais alta, para proteger a entrada de casa da água acumulada das chuvas:

— Uma rua vira rio. A outra vira lama. A gente precisa urgentemente de asfalto. Mas os candidatos só aparecem aqui de quatro em quatro anos. Quando ganham a eleição, somem. Só aparecem na próxima.

Por Maicon Salles.




 

Por Jornal da República em 16/11/2022
Aguarde..