Baixada Fluminense pode ganhar Hospital Estadual do Câncer

Proposta apresentada pelo deputado Rosenverg Reis na Alerj prevê unidade de referência para tratamento da doença em Duque de Caxias, diminuindo desgastes nos deslocamentos e maior eficácia do tratamento aos pacientes que vivem na região

Baixada Fluminense pode ganhar Hospital Estadual do Câncer

O deputado Rosenverg Reis (MDB) acaba de protocolar, na Alerj, um projeto de lei que estabelece a implantação de um Hospital Estadual de Referência para o Tratamento de Câncer no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Hoje, a maioria dos pacientes que moram na Baixada, e precisam realizar o tratamento da doença, são obrigados a se deslocar para outras regiões, causando desgastes, retardando a assistência e prejudicando o prognóstico.

¨Uma unidade de referência na Baixada, que concentre, num só lugar, todos os profissionais, exames e intervenções necessárias para o tratamento do câncer oferecerá não somente mais comodidade aos pacientes que moram na região, mas também mais agilidade para realização de diagnósticos e cirurgias, o que é essencial. Além de evitar os desgastes provocados pelo deslocamento para outras regiões, também precisamos levar em conta os gastos, porque a maioria precisa de um acompanhante, o que, muitas vezes, inviabiliza a continuidade do tratamento¨, ressaltou o deputado.

Estudo recente realizado pela Fiocruz revelou que mais da metade dos brasileiros (entre 49% e 60%) que fazem tratamento contra um câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) precisam deixar o município onde residem para receber assistência especializada. Os maiores polos para atendimento oncológico estão nas regiões Sudeste e Nordeste. Só para se ter uma ideia, a cidade de Barretos (SP) é o principal polo, com todos os tipos de tratamento, mas 95% dos pacientes que fazem cirurgia, radioterapia ou quimioterapia no município são de outras cidades.

Por Jornal da República em 03/10/2023
Aguarde..