Barra do Piraí em torno do PT; cidade pode ter o maior número de candidatos a prefeito dos últimos 30 anos

Sindicalista Gilberto Souza terá pré-candidatura lançada dia 13. Já são sete pré-candidatos e número pode subir para oito.

Barra do Piraí em torno do PT; cidade pode ter o maior número de candidatos a prefeito dos últimos 30 anos

Partidos de esquerda se uniram em Barra do Piraí para apoiar o pré-candidato do PT à prefeitura. O nome escolhido para cabeça de chapa é o sindicalista Gilberto Souza. A aliança inclui PCdoB, PSOL e parte do PSB que está rachado na cidade. A professora de História Fernanda Vieira, também do PT, é a pré-candidata a vice. A vaga porém, segundo fontes petistas poderá ser negociada com outro partido da mesma linha política.

O lançamento da pré-candidatura será no dia 13 de julho, às 15h, no Clube Royal. Gilberto Souza já está em pré-campanha visitando bairros e se reunindo com lideranças políticas e comunitárias. Esta semana ele recebeu o apoio da deputada estadual Dani Monteiro (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alerj.

A confirmação da pré-candidatura da esquerda faz com que Barra do Piraí deva ter uma das eleições com maior número de candidatos a prefeito dos últimos 30 anos. Já são sete pré-candidatos, superando a disputa de 2020 quando seis nomes disputaram o cargo. Em 2016 e 2012 foram quatro em cada disputa, e em 2008 apenas três. O número ainda pode subir para oito, se o ex-prefeito Maércio de Almeida (PSB) entrar na disputa. Ele vinha analisando abrir mão da candidatura por problemas de saúde, mas estaria sendo pressionado por assessores e aliados a concorrer. Com 76 anos de idade Maério vem enfrentando Parkinson (DP), uma doença neurodegenerativa progressiva lenta.

Já estão em pré-campanha, além de Gilberto Souza, a vereadora Kátia Miki (Solidariedade), o ex-vereador Cezinha do Mercado (PL), o ex-deputado federal Delegado Furtado (União), o ex-vereador Toni Albex (Novo) e a médica Dra Nadja Nascimento (PMB). O prefeito Mário Esteves (MDB), que está no segundo mandato, promete anunciar o pré-candidato do seu grupo no dia 19 de julho. Ele está formando uma frente com oito partidos para tentar eleger o sucessor. Sua estratégia, segundo políticos locais, é deixar o lançamento de seu pré-candidato para a reta final para evitar desgastar o nome. Ele também estaria estimulando lançamentos de vários pré-candidaturas para pulverizar a disputa, o que poderia aumentar as chances de seu candidato.

Com informações Agenda do Poder

 

Por Jornal da República em 29/06/2024
Aguarde..