BARRA LIVRE: Emancipacionistas apostam na volta do GP Brasil de F1 e dos novos grandes eventos

BARRA LIVRE: Emancipacionistas apostam na volta do GP Brasil de F1 e dos novos grandes eventos

O GP Brasil de F1 encerrou seu ciclo de competição no Rio de Janeiro, em 29 de março de 1989, um ano a após a proposta de emancipação da Barra da Tijuca não obter êxito por não atingir o número quórum mínimo exigido. O SIM foi vencedor, mas não levou.

Com foco na emancipação da Região da Barra da Tijuca, área geográfica que abrange os bairros da Planta AP42. No dia 16 de janeiro o Movimento Barra Livre realizou no Campo de Golfe Olímpico na Barra da Tijuca uma Coletiva de Imprensa, para apresentação do projeto emancipacionista da Região. Os trabalhos foram mediados pelo jornalista Roberto Monteiro Pinho, que direcionou as perguntas para aos coordenadores das áreas: Ambiental, Mobilidade Urbana, Transporte, Segurança, Saúde, Educação, Terceiro Setor, Urbanismo, Entretenimento e Turismo.

A Miami brasileira

- Os moradores acalentam a proposta de transformar a Barra na Miami brasileira, A região possui forte potencial turístico, poder financeiro, é a segunda região em arrecadação fiscal e tributos, e por essa razão sua infraestrutura deveria ser uma das melhores do país. No transporte a integração com o Metrô é fator importante, dos que apostam na sua emancipação. Medidas urgentes precisam ser tomadas a exemplo, estender a linha até o Recreio - Explicou uma das lideranças do Movimento, o advogado e morador da Barra Luiz Machado.

Com as Olímpiadas de 2016, a região se tornou referência internacional. “O seu legado está sendo ignorado pelo ente público, que está de olhos vedados para a Região. Temos status para concentrar eventos de ponta, para isso é preciso que o novo município seja administrado com vocação empreendedora, focado na cidadania e na captação de negócios para gerar renda e emprego. Temos lideranças empresariais que estão na Barra a quatro décadas, todos dispostos a desenvolver um trabalho neste sentido. Em 1990 conheci a Barra verde, com lagoas e canais cristalinos. No início de abril vamos realizar a II Coletiva de Imprensa e apresentar o desenvolvimento do projeto – Destacou o jornalista Roberto Monteiro Pinho, Coordenador do Movimento.

Imagem incorporada

Desenvolver e resgatar seu elo de décadas/Fórmula 1

Além dos grandes eventos, a região é dotada de condomínios de prédios com total infraestruturacercados por mansõesonde moram estrelas da TV e da música, a Barra é também um Polo empresarial em franca expansão. Destacados setores da vida econômica do país, investiram na Região, a partir do legado Olímpico, que entre outros emergiu o Polo de Golfe que hoje é referência internacional

A perda do importante evento da Fórmula 1 foi a quase 33 anos, (em 15 de março de 1989), quando o piloto Philippe Streiff sofreu um grave acidente em Jacarepaguá, quando participava de uma sessão de testes de pneus. O atendimento médico precário foi determinante para as lesões irreversíveis sofridas pelo francês. Entre outros motivos. A prova, além de marcar a despedida da F1 do Autódromo Nelson Piquet por um acidente trágico em um teste anterior à realização do GP, também marcou diversos acontecimentos interessantes.

Na sexta-feira (03/3), é o início da temporada 2023 na Fórmula 1. No autódromo de Sakhir, no Bahrein, Sergio Pérez foi o mais veloz no primeiro treino livre, enquanto Fernando Alonso terminou em segundo, com Max Verstappen em terceiro. O segundo treino livre do GP do Bahrein começa a partir das 12 horas (de Brasília). A corrida acontece no domingo às 12 horas, no autódromo de Sakhir.

Da Editoria Última Hora / N/úcleo de Conteúdo ANIBRPress/Motorsport/Flatout/Imagem: Internet

 

 

 

Por Jornal da República em 03/03/2023
Aguarde..