Barroso diz que Bolsonaro favoreceu crimes digitais contra o sistema eleitoral

Barroso diz que Bolsonaro favoreceu crimes digitais contra o sistema eleitoral

Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fez um duro discurso contra o presidente Jair Bolsonaro na abertura do ano judiciário de 2022, nesta terça-feira (1º). O magistrado voltou a criticar o vazamento de inquérito sobre as urnas eletrônicas por parte de Bolsonaro.

“Informações sigilosas fornecidas pela Polícia Federal foram vazadas pelo presidente nas redes sociais, divulgando dados que auxiliam milícias digitais e hackers de todo o mundo que queiram invadir nosso equipamentos. O presidente vazou a estrutura interna da TI [tecnologia da informação] do TSE”, declarou Barroso.

“Tivemos que tomar uma série de reforços nos nossos sistemas para nos protegermos. Faltam adjetivos para qualificar a atitude deliberada de facilitar ataques criminosos”, completou. “A maior segurança das urnas brasileiras é que elas nunca entram em rede. Então nesse esse vazamento permite a invasão”, ponderou o presidente do TSE.

O vazamento de informações sobre o sistema eleitoral voltou à tona nos últimos dias após o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinar que Bolsonaro prestasse depoimento presencialmente à PF no inquérito que apura essa questão. (Da Revista Fórum)

Por Jornal da República em 02/02/2022
Aguarde..