Bate-papo com falecidos?

Bate-papo com falecidos?

Empresa tem proposta polêmica de "reviver" mortos com IA

Uma nova empresa chamada Seance AI está chamando a atenção no mundo da tecnologia. Diferente de outras iniciativas que promovem a preservação da memória de entes queridos falecidos, a companhia dos EUA propõe algo mais ousado: a possibilidade de ter uma breve conversa com os mortos.

A empresa está produzindo o AE Studio, serviço que usa a tecnologia da OpenAI, dona do ChatGPT, para criar uma representação digital dos falecidos e permitir interações via chatbot.

Usuários não devem confiar cegamente nas respostas dadas pela inteligência artificial

O que é 'alucinação' de inteligência artificial

A proposta da Seance AI levanta questões, no mínimo, polêmicas sobre como lidamos com o luto e a perda;

Segundo o criador do serviço, Jarren Rocks, a intenção é fornecer uma experiência de curta duração que ofereça um senso de encerramento emocional;

O serviço age como um "psíquico digital" que cria uma representação algorítmica do falecido, permitindo aos vivos terem uma última conversa.

Em entrevista ao portal Futurism, Rocks reconheceu que, em seu estado atual, o serviço não é capaz de manter uma conversa longa e que a repetição pode ser perceptível.

De acordo com o site, a experiência para alguns usuários do produto foi estranha. Durante uma demonstração, um dos clientes relatou que as primeiras mensagens eram convincentes, com aproximadamente 80% de autenticidade. No entanto, à medida que a conversa avançava, o chatbot se tornava repetitivo, gerando uma sensação de vazio.

Com diversas tecnologias usando a inteligência artificial para desafiar limites humanos considerados, até então intransponíveis, muitas iniciativas tentam afastar de seus produtos uma imagem macabra ou surreal. Não é exatamente este o caminho vislumbrado pela Seance AI.

"Estamos tentando fazer com que pareça o mais mágico e místico possível", disse o empresário ao Futurism.

Ainda não há informações claras sobre o custo do serviço da Seance AI, mas a empresa está considerando um modelo de pagamento por sessão para evitar o uso excessivo e irresponsável da ferramenta. O objetivo é oferecer uma opção para aqueles que buscam algum tipo de encerramento emocional, sem criar uma dependência ou ilusão de imortalidade.

Por Coluna Arinos Monge em 18/05/2023
Aguarde..