Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu aumentar a taxa Selic para 3,5% nesta quarta-feira (5). A elevação da taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual em relação à anterior, de 2,75%, ocorre em contexto de pressão inflacionária. Essa é a segunda vez consecutiva em que a equipe monetária aumenta a taxa básica de juros, que atinge 3,5% ao ano.
Há expectativa de mais um aumento da taxa. Mas, não para por aqui, existe a expectativa de o BC deve realizar outra elevação da mesma magnitude na próxima reunião.
A decisão do Copom era previsível, e mesmo antes, já estava sendo anunciada, pelos portais de economia. O aumento reflete as dificuldades econômicas que o país enfrenta em decorrência dos aumentos de casos de Covid-19.
Leia também: Governo confirma que não há orçamento para o Censo; pesquisa não ocorrerá em 2021
General Silva e Luna toma posse e é o novo presidente da Petrobras
O BC já havia anunciado na última reunião, realizada em março, que estudava o aumento da taxa de juros para os próximos encontros.
Na pratica a decisão foi acertada e deve reduzir os índices de inflação nos próximos meses. Mesmo diante da pandemia que trava a economia e os negócios, as autoridades monetárias estão cautelosas sobre o futuro econômico do país.
Da Redação/Foto Internet.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!