Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
No Sábado, 10 de fevereiro, o tradicional Bloco Volta Protógenes do desfilou na Cinelândia outra vez
Ouça a Marchinha do Bloco Volta Protógenes
https://www.youtube.com/watch?v=4AniqB2bW0U
A Trajetória de Protógenes Queiroz: Entre Combate à Corrupção e Injustiças
O ex-delegado da Polícia Federal e ex-deputado federal, Protógenes Queiroz, protagonizou uma carreira marcada por controvérsias e reviravoltas. Conhecido por liderar a Operação Satiagraha, que mirava crimes financeiros e corrupção, Queiroz enfrentou elogios por sua determinação, mas também alegações de injustiças.
Sua atuação na Satiagraha, embora tenha resultado em prisões e investigações significativas, levou a conflitos e a um processo disciplinar interno na Polícia Federal. Queiroz argumentou que sua saída da instituição foi motivada por questões políticas, alegando que suas ações eram incômodas para determinados interesses.
Na esfera política, Protógenes Queiroz foi eleito deputado federal em 2010, mas teve seu mandato cassado em 2012 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A cassação foi baseada em irregularidades na prestação de contas de campanha, gerando alegações de perseguição política por parte de Queiroz.
A controvérsia em torno de sua trajetória destaca a complexidade do cenário político e legal. O caso ilustra como as fronteiras entre heroísmo e polêmica podem se confundir no universo complexo da política brasileira.
Por que Bolsonaro não deu anistia ao verdadeiro patriota Protógenes Queiroz? Será que Lula vai dar?
Proposta de anistia a Protógenes Queiroz volta a tramitar na Câmara.
Projeto do deputado Coronel Tadeu (PSL-SP) reuniu assinaturas de campos opostos. Apoiado por Joice Hassalmann e Eduardo Bolsonaro, também foi assinado por Orlando Silva (PcdoB-SP) e Paulo Pimenta (PT-RS).
Ex-delegado e ex-deputado Protógenes Queiroz (Reprodução)
O projeto de lei 997/2019, que tramita na Câmara e concede anistia a Protógenes Queiroz, ex-delegado e ex-deputado federal pelo PCdoB, reuniu assinaturas de deputados de campos opostos.
A proposta é de autoria do deputado Coronel Tadeu e assinada por Joice Hasselmann e Eduardo Bolsonaro, todos do PSL de São Paulo. Também conta com as assinaturas de Paulo Pimenta (PT-RS) e Orlando Silva (PCdoB-SP), ambos líderes de seus partidos na Casa.
O deputado Orlando Silva disse que “Protógenes Queiroz foi vítima de perseguição política, acusado, sem provas, de vazar informações”. “Foi nosso deputado federal e conta com nossa solidariedade e apoio. Imagino que motivações corporativas estimulem deputados conservadores a apoiar o projeto de lei”, disse ele.
A reportagem procurou também o deputado Paulo Pimenta, que ainda não retornou o contato. O projeto de lei é assinado, ainda, por deputados do MDB, Podemos, PP, PRB e PPS.
Protógenes Queiroz se tornou famoso ao comandar a operação Satiagraha, deflagrada em 2008 contra o banco Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas.
Ele foi condenado por violação de sigilo profissional e fraude processual pela 7ª Vara Criminal Federal de São Paulo. Segundo a sentença, ele teria violado o sigilo ao avisar a TV Globo da data de deflagração da operação para que as prisões fossem filmadas, e cometido fraude ao editar imagens antes de enviá-las a juízo.
O Supremo Tribunal Federal manteve a condenação por violação de sigilo, mas derrubou a acusação de fraude processual.
Em 2015, Protógenes foi demitido da Polícia Federal e teve os direitos políticos cassados. A proposta de anistia determina também que ele retorne ao cargo público de delegado e recupere os direitos políticos.
A pauta da anistia ao ex-delegado está no Congresso desde 2015, quando o ex-deputado Cabo Daciolo apresentou proposta nesse sentido.
Como Daciolo não foi reeleito, o projeto não pode ser desarquivado. No movimento mais recente a favor de Protógenes, em dezembro de 2018, uma frente suprapartidária formada por Patriotas, PT, PDT, PCdoB, PSL, PSOL e PRB apresentou requerimento ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, pedindo urgência na votação da proposta apresentada por Daciolo.
Asilo na Europa
Em entrevista ao canal da Coluna no Youtube, o ex-delegado federal Protógenes Queiroz (que já foi um dos heróis nacionais, a exemplo de Joaquim Barbosa e Sérgio Moro) diz acreditar que terá anistia para reverter sua demissão da PF. Aponta perseguição política, e confia em projeto de lei com apoio da base de Bolsonaro no Congresso Nacional.
No papo em vídeo, Protógenes revelou bastidores de operações importantes que acompanhou ou liderou, como o cerco ao ex-deputado ‘serrador’ Hidelbrando Pascoal, e ao magnata Boris Berezovsky, numa abordagem cinematográfica num aeroporto, driblando e neutralizando seus seguranças egressos do Mossad, Legião Francesa e CIA.
Link da entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=0LEwG0wgHJg
Fonte Revista Forum
Da Editoria Última Hora / Agência Brasil / Imagem: Redes Sociais
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!