Bolsonaristas buscam reação urgente

Bolsonaristas buscam reação urgente

 

Atordoados

Criada para ser uma arma contra o atual governo, a CPI do MST corre contra o tempo para reverter os últimos acontecimentos na comissão e tentar salvar o objetivo-fim. A mesa diretora já admite não prorrogar os trabalhos de investigação, mas tenta negociar o retorno de membros aliados ao colegiado. 

 Fogo amigo 

A pressão do Centrão para emplacar aliados no governo Lula tem causado um racha interno entre bolsonaristas do PL, PP e Republicanos e o pano de fundo da crise que ameaça o protagonismo da CPI do MST.

Ameaça

Nomes do Republicanos já ameaçam sair do partido, caso filiados "migrem" para o governo Lula e façam o "L". O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o deputado federal e presidente da CPI do MST, Coronel Zucco (RS), já mandaram esse recado ao partido.

  Expectativa

Prevista para encerrar os trabalhos dia 14 de setembro, já há uma curiosidade nos bastidores do teor do relatório do deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) sobre a conclusão da CPI. Essa já é a terceira investigação em torno das ações do MST em duas décadas.

 Crise política

Passando por um processo eleitoral, o Equador e o mundo, viram, estarrecidos, um atentado terrorista que matou à queima-roupa o candidato presidencial Fernando Villavicencio durante um comício na noite de ontem, 9. O assassinato, imputado à facções criminosas que o candidato vinha denunciando sistematicamente e sendo alvo de ameaças, expõe a inércia do Estado em combater o avanço desses grupos criminosos. É o replay do desmando de narcotraficantes que, durante décadas, dominavam e amedrontavam a Colômbia.

 Vilão

Em audiência no Senado nesta quinta-feira, 10, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, antecipou que, em três meses, o crédito rotativo do cartão de crédito vai deixar de existir. A medida é uma forma de reduzir os números assustadores deste tipo de crédito, que tem uma inadimplência de 52% e uma taxa de juros em 454%.

Novo ativo

Aposta de uma nova matriz econômica, o PIB da Bioeconomia pode entrar no cálculo das contas nacionais. É o que sugere estudo feito pelo Observatório de Bioeconomia da Fundação Getúlio Vargas entregue hoje ao governo federal.

 Safra recorde

Indicadores do IBGE mostram que a estimativa de julho para a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas vai ser recorde e 17,4% a mais que a registrada em igual período de 2022. Em números, representa 45,7 milhões de toneladas a mais que a do ano passado.

 Vitória 

Vai para o Senado o PL 5384/2020, aprovado ontem na Câmara dos Deputados, em que reformula a Lei de Cotas de ingresso às universidades federais e diminui de 1,5 para 1 salário mínimo a renda per capita familiar máxima do estudante que cursou o ensino médio em escolas públicas. O projeto inclui, também, quilombolas.

Por Coluna Valéria Costa em 10/08/2023
Aguarde..