Bolsonaro chora ao falar de perseguição, critica Moraes e diz que querem eliminar a direita no Brasil

Bolsonaro chora ao falar de perseguição, critica Moraes e diz que querem eliminar a direita no Brasil

Impedido de ir aos EUA pelo ministro do STF, ex-presidente foi com Michelle ao aeroporto, onde ela embarcou para participar da cerimônia de posse de Trump

Política

18 de janeiro de 2025 – 10:10

Impedido de deixar o Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) compareceu ao Aeroporto Internacional de Brasília neste sábado (18) para acompanhar o embarque de sua esposa, Michelle Bolsonaro, rumo aos Estados Unidos. Ela representará o marido na posse de Donald Trump como presidente do país, marcada para segunda-feira (20). Bolsonaro afirmou ter sido convidado para o evento, mas está impossibilitado de viajar devido à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a retenção de seu passaporte.

Bolsonaro chorou ao falar sobre a situação. “Obviamente seria muito bom a minha ida lá. O presidente Trump gostaria muito, tanto é que ele me convidou. Estou chateado, abalado ainda, mas eu enfrento uma enorme perseguição política por parte de uma pessoa.”

“Ele é dono de tudo”, diz Bolsonaro, referindo-se a Moraes

Sem mencionar diretamente Moraes, Bolsonaro criticou duramente o ministro. “Essa pessoa decide a vida de milhões de pessoas no Brasil. Ele e mais ninguém. Ele é o dono do processo. Ele é o dono de tudo. Quando quer, ignora o Ministério Público, faz o que bem entende. O objetivo é eliminar a direita do Brasil”, declarou.

Bolsonaro também ressaltou que não possui condenações judiciais, mas está impedido de viajar. “Sou investigado desde 2019, naquele fatídico inquérito das fake news, que está completando seis anos. Há dois anos aconteceu o 8 de janeiro e até hoje não sabem quem liderou a tentativa de golpe, segundo eles. Que golpe foi esse? Eu represento a direita no Brasil. Lamentavelmente não pude comparecer nesse evento nos Estados Unidos sem ter uma condenação sequer.”

Michelle Bolsonaro, no saguão do aeroporto, declarou confiar que a inocência do marido será provada.

Com informações de Metrópoles e O Globo

Por Jornal da República em 18/01/2025
Aguarde..