Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O presidente ignora as manifestações e ironizou, afirmando "Você sabe por que que tem pouca gente nessa manifestação da esquerda agora no último fim de semana? Porque a PF e a PRF estão prendendo muita maconha pelo Brasil. Então, faltou erva, faltou erva, faltou erva para o movimento aí."
Pra variar o sempre polêmico presidente, especializado em fomentar a divisão entre os brasileiros, trouxe à tona outro tema que divide a sociedade a proibição da “cannabis”.
Falar sobre a maconha sem que isso seja considerado "apologia às drogas" sempre foi um desafio, no Brasil e em outros lugares do mundo, tamanha a polaridade que o tema desperta.
Nos Estados Unidos, apenas três dos 50 estados proíbem qualquer uso da maconha, recreativo e medicinal. Illinois se tornou recentemente o 11º estado a legalizar seu uso recreativo. Na América Latina, o Uruguai legalizou o uso medicinal em 1975 e o uso recreativo em 2013, enquanto Argentina, Chile, Colômbia e Peru já legalizaram o uso medicinal. O México será o próximo.
E qual a posição do Brasil?
Em tese, o uso de cannabis ainda é ilegal e tipificado como crime, nos termos da Lei nº 11.343/2006, chamada Lei de Drogas, mas punido com advertência, prestação de serviços à comunidade ou medidas educativas. Isso também inclui quem cultiva para uso pessoal pequena quantidade. Importante comentar que a Lei de Drogas, apesar de criminalizar as condutas relacionadas às drogas, também admite expressamente, em seu artigo 2º, parágrafo único, a manipulação e cultivo dessas substâncias para fins medicinais e científicos, desde que mediante licença prévia.
Leia também: Debandagem de volta ao PT, depois de novas pesquisas para 2022
PL de deputado propõe fechamento da UERJ
No Senado Federal tramita o Projeto de Lei n.º 514 de 2017, que descriminaliza o cultivo da cannabis para uso pessoal terapêutico, enquanto no Supremo Tribunal Federal ainda se aguarda o julgamento do Recurso Extraordinário nº 635.659, que discute a inconstitucionalidade do artigo 28 da Lei de Drogas, o qual define como crime o porte de drogas para uso pessoal.
Mas enquanto a legislação não caminha, traficantes criativos em Mogi Mirim foram presos com embalagens que tinham as inscrições 'Bolso Bek', No Paraná também dois homens foram presos com tabletes e invólucros da droga com a caricatura do deputado: “Bolsonaro vai dar um jeito no Brasil”, afirmou um deles.
Se a moda pega o antigo “Brizola” vai trocar de nome, e já tem gente na redes sociais chamando a erva de “BRIZONARO”.
Da Redação/Por Ralph Lichotti/conjurImagem: internet
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!