Bolsonaro está no foco central da CPI da Covid

O foco central das investigações visa frontalmente o governo federal, e com isso o presidente Jair Bolsonaro será bombardeado durante os trabalhos dos parlamentares. 

Bolsonaro está no foco central da CPI da Covid

Ao se avaliar a entrevista coletiva  concedidas a jornalistas pelos senadores titulares da CPI da Covid instalada ontem (27/04) no Senado Federal, o foco central das investigações visa frontalmente o governo federal, e com isso o presidente Jair Bolsonaro será bombardeado durante os trabalhos dos parlamentares. 

Um sinal latente foi dado após o presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira (PI), tido como um dos quadros aliados do governo na CPI, declarar seu voto no senador Omar Aziz (PSD-AM) para a presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito. De toda forma, a eleição de Aziz já era esperada, pois senadores opositores e independentes somavam sete dos 11 titulares da CPI. 

Criticas a Renan 

O senador do PSD fez um acordo com a maioria do colegiado para indicar o senador Renan Calheiros (MDB-AL) para a relatoria. O emedebista não só é crítico do presidente de Jair Bolsonaro como também é aliado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).  

Foi surpresa o voto de Nogueira por que contraria o que ele disse na sexta-feira passada, dia (23/04). O senador criticou a escolha do senador Renan Calheiros como relator da CPI da COVID. "Em mais de duas décadas no Congresso Nacional, é a primeira vez que eu vejo uma candidatura de um 'meio' relator em uma CPI. Se o senador Renan Calheiros se vê impedido, e nisso está correto, que seja escolhido um relator imparcial para conduzir os trabalhos de uma CPI tão relevante", afirmou, por meio do Twitter. 

Flávio Bolsonaro 

O senador Flávio Bolsonaro foi o responsável pela principal defesa do governo federal na sessão que inaugurou a CPI da COVID.  

Leia também: Indicado como relator da CPI da Covid-19, Renan Calheiros apresenta 11 requerimentos, veja lista:

Urgente: TRF suspende liminar que barrava indicação de Renan; senadores dão início a CPI da Covid-19

Embora não seja membro da comissão, o filho do presidente Jair Bolsonaro atacou o relator da investigação, a quem acusa de parcial, e criticou até o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), subindo o tom e foi chamado por ele de "irresponsável" e "ingrato". Só para lembrar, o senador do DEM foi eleito para o comando da Casa, em fevereiro, com ajuda do Palácio do Planalto. 

Convocação dos Ministros da Saúde 

Podemos avaliar o que será a primeira fase da CPI, a partir da agenda encaminhada pelos integrantes da comissão, pontuada pela convocação dos quatro ministros que ocuparam o Ministério da Saúde. Na ordem todos chamados para prestar depoimentos na condição de testemunhas, não de investigados.  

A próxima reunião ficou marcada para quinta-feira (29/4), quando esse planejamento escrito por Renan será votado. Também serão colocados em votação os primeiros requerimentos para convocação de testemunhas e pedidos de informações. 

Por: Roberto Monteiro Pinho/BBC News/Reuters/em.com/Forbes/Imagens: Globalizado.com 

Por Jornal da República em 28/04/2021

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

MAMATA SEM FIM! Após leite condensado, filé mignon e picanha, Exército se esbalda com camarão
23 de Fevereiro de 2022

MAMATA SEM FIM! Após leite condensado, filé mignon e picanha, Exército se esbalda com camarão

Terreirão vai virar Nelson Sargento
28 de Maio de 2021

Terreirão vai virar Nelson Sargento

CPI da Covid será um bom palanque para campanha de Lula à presidência
26 de Abril de 2021

CPI da Covid será um bom palanque para campanha de Lula à presidência

Ministério da Defesa compra, só de filé mignon, 557,8 mil quilos para as Forças Armadas
08 de Abril de 2022

Ministério da Defesa compra, só de filé mignon, 557,8 mil quilos para as Forças Armadas

Aguarde..