Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
A Avenida Paulista, no coração de São Paulo, foi palco neste domingo (6) de uma manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com foco na defesa da anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023, em Brasília — ação considerada o maior atentado às instituições democráticas desde a redemocratização do país.
O ato reuniu aproximadamente 44,9 mil pessoas, de acordo com levantamento feito por pesquisadores da USP em parceria com o Cebrap e a ONG More in Common. A contagem foi realizada a partir de imagens aéreas capturadas por drones e analisadas por softwares de inteligência artificial, no pico da mobilização, às 15h44.
Além de Bolsonaro, o evento contou com a presença de diversos governadores: Tarcísio de Freitas (SP), Romeu Zema (MG), Ratinho Junior (PR), Wilson Lima (AM), Ronaldo Caiado (GO), Mauro Mendes (MT) e Jorginho Mello (SC). Também estiveram presentes parlamentares, lideranças do PL e o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto.
A manifestação teve início por volta das 14h com uma oração conduzida pela deputada federal Priscila Costa (PL-CE), vice-presidente do PL Mulher. O evento foi marcado por discursos em defesa do projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados e propõe a anistia dos envolvidos nos atos golpistas. O vice-presidente da Casa, Altineu Côrtes (PL-RJ), destacou que há uma articulação em curso para levar a proposta ao plenário.
Entre as falas, houve ataques direcionados ao Supremo Tribunal Federal (STF), como no discurso do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que se referiu aos ministros como "ditadores de toga". A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também discursou e pediu uma "anistia humanitária", citando a cabeleireira Débora Rodrigues Santos, presa por pichar com batom a estátua da Justiça, em frente ao STF.
Com batons nas mãos — e até infláveis —, muitos manifestantes adotaram a cabeleireira como símbolo da mobilização. Ela é ré por pichação e também é acusada pela PGR de integrar o movimento golpista e de tentar obstruir investigações.
Bolsonaro discursou às 15h40, reiterando o pedido de anistia e voltando a atacar o STF e o presidente Lula. Ele exaltou realizações de seu governo, como a criação do PIX, e sugeriu que a derrota eleitoral em 2022 teria sido influenciada por pressões externas. “Algo me avisou”, disse, referindo-se à sua viagem aos EUA no final de 2022, dias antes de deixar a presidência. Segundo ele, se estivesse no país em 8 de janeiro, teria sido preso ou até “assassinado”.
Ele também comentou a situação do filho, Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos com a justificativa de sofrer perseguição política. O ex-presidente afirmou que o deputado mantém contato com "pessoas importantes do mundo todo", em busca de apoio internacional.
Durante o discurso, Bolsonaro criticou sua inelegibilidade, determinada pelo TSE em junho de 2023, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Ele afirmou que eleições em 2026 sem sua participação são “a negação da democracia”.
A manifestação ocorre em um momento em que o ex-presidente e sete aliados respondem como réus no STF por tentativa de golpe. A Corte aceitou a denúncia da PGR, que classificou o grupo como o “núcleo crucial” da tentativa de ruptura institucional.
Paralelamente, uma pesquisa divulgada neste domingo pela Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, indica que a maioria da população brasileira (56%) se opõe à anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro. Apenas 34% se disseram a favor, e 10% não souberam ou preferiram não responder. A sondagem ouviu 2.004 pessoas entre 27 e 31 de março e tem margem de erro de dois pontos percentuais.
A manifestação na Paulista ocorre três semanas após outro evento semelhante no Rio de Janeiro, que reuniu cerca de 18,3 mil pessoas, segundo a mesma metodologia de contagem. O movimento sinaliza a tentativa de Bolsonaro de manter apoio político, mesmo diante de processos judiciais e da inelegibilidade.
Fonte: G1
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!