Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
A nova rodada da pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) numericamente à frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre eleitores do Estado do Rio.
Em agosto, havia empate técnico em 39%; agora, o candidato à reeleição aparece com 40% contra 36% do petista, ambos ainda empatados dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou menos.
Veja os números da evolução:
Bolsonaro registrou tendência de alta entre eleitores homens, indo de 43% para 48%, enquanto Lula oscilou cinco pontos para baixo (de 37% para 32%). Entre mulheres, cenário estável dentro da margem de erro (39% para Lula e 33% para Bolsonaro).
Ciro Gomes (PDT) tem 8% no estado, uma oscilação positiva de dois pontos em relação a agosto; e Simone Tebet (MDB) chega a cinco, avançando três pontos percentuais. Indecisos permanecem em 4% e votos brancos e nulos, 6%.
O interior do estado deu notícias boas para Bolsonaro e ruins para Lula. O presidente avançou de 41% para 48%, enquanto Lula recuou de 33% para 26%. Na capital, por outro lado, Lula oscilou positivamente quatro pontos e agora tem dez de vantagem sobre Bolsonaro (43% a 33%). Na Baixada Fluminense, Bolsonaro está numericamente à frente e vence hoje por 41% a 36% segundo a Quaest.
Veja a série histórica por região:
Assim como em agosto, há um empate técnico entre Lula e Bolsonaro no segundo turno. Hoje são 45% dos eleitores fluminenses que escolheriam Bolsonaro contra 44% de Lula.
Veja:
Os pesquisadores da Genial/Quaest entrevistaram 1.500 eleitores entre 10 e 13 de setembro no Estado do Rio. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é o BR-01798/2022.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!