Bombeiros e voluntários que atuaram na tragédia de Petrópolis recebem Medalha Tiradentes

Solenidade também marcou a entrega de moções de louvor aos papiloscopistas responsáveis pelo reconhecimento das vítimas e motociclistas voluntários que ajudaram na ocasião

Bombeiros e voluntários que atuaram na tragédia de Petrópolis recebem Medalha Tiradentes

Os bombeiros civis do Grupo Especializado em Desastres Naturais (GEDEN) e os voluntários do Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD) que atuaram na tragédia das chuvas em Petrópolis receberam, nesta quinta-feira (17/11), a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pelo Governo do Rio de Janeiro, durante solenidade realizada na Alerj.

A condecoração foi dada pelo deputado estadual Marcus Vinícius (PTB), que fez um discurso emocionado ao relembrar o cenário de destruição na cidade serrana fluminense e enalteceu o trabalho dos voluntários para resgatar a esperança dos moradores.

¨Em meio a tanta dor, um sopro de esperança brotava: voluntários se unindo aos bombeiros militares nos escombros à procura de vidas, pessoas chegando com doações de água, cestas básicas e roupas, outros, colocando anúncios em suas casas de doações de refeições.

Sabemos o quanto o trabalho de cada profissional e voluntário envolvido nesse momento imediato do pós-chuvas foi brilhante e merece todo o nosso reconhecimento e gratidão ¨, lembrou Marcus Vinícius. Relator da Comissão Especial criada para acompanhar e fiscalizar os desdobramentos da tragédia, o deputado está acompanhando os investimentos dos R$30 milhões que foram repassados pelo Fundo Especial da Alerj para ajudar o município.

Convidados a compor a Mesa de Honra, representantes do GRAD e do GEDEN lembraram o trabalho realizado em Petrópolis e enalteceram a coragem e a solidariedade de todos os presentes. A solenidade também marcou a entrega de Moções de Louvor e Congratulações aos peritos papiloscopistas responsáveis pelo reconhecimento das vítimas, representados pelo senhor Juscelino Mendes, e aos motociclistas que prestaram serviços voluntários durante a tragédia, representados pela senhora Adriana Moreira Barbosa.

¨Essa homenagem tem um significado muito especial para o GRAD, pois foi na Região Serrana, em Nova Friburgo, onde iniciamos o nosso trabalho, em 2011. Hoje, já somos 68 profissionais voluntários em 3 estados. Em Petrópolis, prestamos assistência a mais de 500 animais. Todos que foram levados para os abrigos com suas famílias puderam ser assistidos seguindo todos os protocolos sanitários. Isso é um motivo de muita alegria¨, ressaltou Carla Maria Sassí.

Luis Eduardo Peixoto, do Grupo Especializado em Desastres Naturais (GEDEN), emocionou-se ao falar do sofrimento dos que perderam seus familiares na tragédia e da perseverança dos seus voluntários: ¨Quando as pessoas perdem tudo, a única coisa que querem é ter a dignidade de se despedir e enterrar seus entes queridos. Eu lembro de vários voluntários que não queriam nem dormir com medo de perderem algum resgate importante. Aqui, o nosso lema é ´ninguém fica pra trás´¨, disse, entre lágrimas.

Por Jornal da República em 21/11/2022
Aguarde..