Boric e Piñera têm primeira reunião para discutir transição de governo

Boric e Piñera têm primeira reunião para discutir transição de governo

O presidente em fim de mandato do Chile, Sebastián Piñera, recebeu nesta segunda-feira (20/12), às 14h, o presidente recém eleito, Gabriel Boric, vencedor do segundo turno das eleições presidenciais realizadas neste domingo (19/12). 

Trata-se de uma reunião habitual em que o presidente em exercício se reúne com o recém-eleito para começar a traçar o que será a transferência de comando, que se dará no próximo dia 11 de março. 

De modo formal, em tom de respeito e diante das câmeras, Piñera disse a seu sucessor que "terá o apoio construtivo de todos os chilenos". O vencedor da eleição expressou sua disposição de "estar à altura do tremendo desafio". 

Boric estava acompanhado de sua porta-voz  Izkia Siches e seu chefe político Giorgio Jackson. Pulando o protocolo, antes de entrar no Palácio de La Moneda, sede da Presidência, na capital Santiago, ele cumprimentou todas as pessoas que o esperavam na Plaza de la Constitución, que estavam “suportando” o intenso calor desta época no Chile. 

O sinal oficial de televisão do governo mostrou apenas por alguns minutos sua entrada em uma das salas do La Moneda, onde Piñera apertou sua mão. 

Por Jornal da República em 20/12/2021
Aguarde..