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Um dia antes da abertura da Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino, a Semrush, plataforma de gerenciamento de visibilidade online e criação de marketing de conteúdo, divulga levantamento para entender como está o interesse dos brasileiros pelo campeonato. Para obter os números, a empresa monitorou como foram as buscas na internet por termos relacionados a competição e comparou com os números do evento masculino do último ano, buscando as principais palavras relacionadas ao tema.
O futebol feminino ganhou destaque em 2023, principalmente devido às transmissões dos principais campeonatos em TV aberta, como o Campeonato Brasileiro e o Campeonato Paulista. Com isso, a modalidade passou a ser mais difundida para o público, abrindo espaço para seu crescimento e a sua popularização no país em pleno ano de Copa do Mundo.
“À véspera de um evento tão grandioso como uma Copa do Mundo Feminina, o assunto passa a ficar na boca do povo e isso pode ser visto nas redes sociais e mídia tradicional. O mundial mobiliza grande parte dos meios de comunicação e faz com que as atenções estejam voltadas para a competição, abrindo espaços para discutir sobre a modalidade”, comenta Beatriz Loducca, head de comunicação da Outfield, 1ª gestora de recursos da América Latina focada nas oportunidades de investimentos em esporte tradicionais, entretenimento e jogos eletrônicos.
De acordo com o levantamento, no Brasil, o termo “Copa do Mundo” foi pesquisado 135 mil vezes em junho de 2023, número 83.60% menor do que em outubro de 2022, mês que antecedeu o campeonato masculino e que contou com 823 mil pesquisas. Quando especificada a competição, “Copa do Mundo Feminina” teve um pouco mais de buscas no período, registrando 201 mil. Confira:
Termos mais pesquisados sobre o campeonato em junho de 2023:
"Mesmo estando às vésperas de uma Copa do Mundo, os números de interesse se mostram baixos em relação a Copa do Mundo masculina, muito embora estejamos falando de produtos distintos e em estágios de desenvolvimento completamente diferentes de forma que isso impõe desafios neste comparativo." pontua Beatriz Loducca. "Contudo é importante ressaltar que houveram avanços importantes na modalidade feminina no ciclo pós Copa de 2019, trazendo-a para seu momento mais midiático com transmissão em TV aberta na principal emissora do país, avanços esses que devem ser sustentados de forma perene no próximo ciclo para seguir o curso de desenvolvimento da modalidade." finaliza
Se compararmos as buscas pelos jogadores mais conhecidos de ambos os gêneros, veremos que as diferenças são ainda maiores. Em outubro de 2022, o nome de Neymar foi procurado 1.8 milhões de vezes na internet, enquanto Marta teve 135 mil pesquisas no mês que antecede o campeonato feminino. Em junho deste ano, por ter se envolvido em diversas polêmicas, o nome do jogador foi ainda mais pesquisado, registrando 3.35M de buscas, número 2381.48% maior do que o de Marta no mesmo período.
Nomes da seleção feminina mais pesquisadas pelos brasileiros em junho de 2023:
Sobre a Semrush
A Semrush é uma plataforma SaaS líder de gerenciamento de visibilidade online que permite que empresas em todo o mundo executem campanhas de otimização de mecanismo de pesquisa, pagamento por clique, conteúdo, mídia social e pesquisa competitiva, obtendo resultados mensuráveis de marketing digital. A empresa oferece insights e soluções para empresas criarem, gerenciarem e medirem campanhas em vários canais de marketing. Com mais de 95.000 clientes pagantes, a Semrush está sediada em Boston e tem escritórios na Filadélfia, Trevose, Austin, Dallas, Amsterdã, Barcelona, Belgrado, Berlim, Limassol, Praga, Varsóvia e Yerevan.
Sobre a OutField
Fundada em 2016 pelos empreendedores Lucas de Paula e Pedro Oliveira, a OutField é uma empresa focada nos negócios do esporte e do entretenimento. O grupo, formado por OutField Strategy e OutField Ventures, nasceu para que o esporte na América Latina, a começar pelo Brasil, alcance seu potencial e se aproxime da grandeza das indústrias americana e europeia, aproximando o mercado esportivo do entretenimento por meio da inovação. A OutField tem em seu portfólio grandes empresas, clubes e atletas, como New Balance, Wix, Flamengo, Red Bull Bragantino, StubHub, Anderson Silva, com os quais atua para criar novas oportunidades de negócios e investimentos dentro do esporte.
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