Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O Instituto Butantan anunciou na noite da última quinta-feira (25) a criação da “ButanVac” a primeira vacina 100% brasileira contra a covid-19: “O Butantan anuncia a criação da ButanVac, a 1ª vacina 100% brasileira contra Covid-19. A produção deve começar ainda este ano, na fábrica que hoje faz a vacina contra Influenza. A ButanVac será entregue ao Brasil ainda em 2021. Grande notícia. #Podeconfiar #VacinadoButantan". Escreveu o instituto por redes sociais.
O Butantan informou que pedirá ainda nessa sexta-feira (26), autorização a Anvisa para iniciar os testes do novo imunizante em humanos. Com a Anvisa autorizando os testes da nova vacina, o instituto espera iniciar os testes em abril. A fabricação começará em maio e cerca de 40 milhões de doses do imunizante já estariam disponíveis a partir de julho, dependendo do parecer positivo da Anvisa.
A tecnologia do novo imunizante é a mesma usada na vacina da gripe e já considera a nova variante brasileira. Com isso, a expectativa é de que o imunizante seja ainda mais eficaz do que as vacinas atuais.
"Protocolaremos esse material ainda hoje e vamos dialogar intensamente com a Anvisa para que ela perceba a importância da autorização do início desses estudos clínicos o mais rapidamente possível, para que possamos em um mês e meio, dois meses e meio, terminar essa fase de avaliação clínica e iniciar a produção", afirmou o diretor do Instituto, Dimas Covas.
O governador de São Paulo, João Dória que firmou parceria entre o estado e o Instituto, garantindo a aquisição da Coronavac, a primeira vacina a ser aprovada no Brasil, comemorou o desenvolvimento do novo imunizante 100% brasileiro:
"Dia histórico para a ciência brasileira. Com a aprovação da Anvisa, poderemos fornecer ao Brasil, em julho deste ano, a ButanVac, a vacina brasileira contra a Covid-19. Produção 100% nacional, sem depender de nenhum país para o fornecimento de insumos." escreveu o governador de São Paulo em uma rede social.
Foto: Reprodução/Twitter.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!