Búzios: Políticos em Altas Temperaturas

Búzios: Políticos em Altas Temperaturas

O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), tem se empenhado bastante nos projetos, não só que dizem respeito ao cotidiano na gestão da cidade, mas também nas frentes de sua corrida rumo à reeleição. Além das inúmeras ações de retomada de obras e inaugurações que Alexandre tem feito desde que voltou à Prefeitura, também têm sido feitas alianças pelo chefe do Executivo buziano.

O prefeito sonha, por exemplo, em atrair até mesmo o PL, de Rafael Aguiar, em torno de sua pré-candidatura. Apesar de ainda não ter formalizado o acordo com Leandro de Búzios (SDD), que se coloca como pré-candidato a prefeito, Alexandre já tem conseguido conquistar apoiadores que até então caminhavam ao lado do policial militar.

É o caso de Thomas Weber, pré-candidato à vereador que fez questão de reunir a nominata do PSDB com Alexandre Martins, formalizando a união deles na última semana. Nas articulações e nos projetos da Prefeitura, pelo visto, Alexandre vai naquele estilo “muito bem, obrigado”.

Em um cenário que muitos poderiam chamar de clássico na política, o ex-vereador João Carrilho, que foi candidato a vice-prefeito na chapa com Rafael Aguiar na eleição suplementar cancelada em Búzios, tem gerado polêmica ao aparecer em uma foto recente tomando café com o ex-prefeito Mirinho Braga. Esta imagem marcou uma reviravolta inesperada, visto que Mirinho Braga havia declarado apoio à chapa de Carrilho e Aguiar na eleição suplementar.

A história se complica quando se observa o passado de João Carrilho. Ele tem um histórico de oposição a Mirinho Braga, chegando a participar ativamente de campanhas contra ele. Uma foto emblemática mostra João Carrilho em um palanque de campanha segurando uma revista intitulada “Mentirinho – Almanaque da Mentira – Prometeu, Não Fez e Vai Prometer Muito Mais”, aludindo diretamente ao ex-prefeito. Essa foto foi tirada durante a campanha de André Granado, na qual João aparece com um adesivo no peito, reforçando seu papel como opositor ferrenho de Mirinho.

Essa mudança de postura de João Carrilho, agora ao lado de Mirinho Braga, levanta sérias dúvidas sobre sua integridade política, fazendo-o parecer um oportunista. Sua imagem já estava desgastada na política de Búzios após a derrota na eleição de 2020 e pela desistência de sua candidatura na eleição suplementar para apoiar Rafael Aguiar.

Muitos de seus correligionários ficaram desapontados com essa manobra, sentindo-se traídos, já que Carrilho havia garantido até o último momento que seria candidato até o final e que não desistiria.

A aliança inesperada com Mirinho Braga pode ser vista como uma tentativa de reverter sua situação política desfavorável, mas também pode aprofundar a desconfiança de seus apoiadores e eleitores. A questão que paira no ar é se essa movimentação política é um ato de pragmatismo necessário ou um exemplo claro de oportunismo, comprometendo ainda mais a credibilidade de João Carrilho em Búzios.

 

Por Jornal da República em 27/06/2024
Aguarde..