Câmara de vereadores aprova e Rio vai ter quer fazer a substituição da Frota de ônibus atua por veículos elétricos.

Câmara de vereadores aprova e Rio vai ter quer fazer a substituição da Frota de ônibus atua por veículos elétricos.

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou dois projetos de lei focados na transição para o transporte sustentável. o PL 2201/2023 prevê a eliminação de combustíveis fósseis a partir de 2040 na capital carioca. Já o PL 1956/2023 torna obrigatório pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos em estacionamentos privados de uso coletivo.

O primeiro projeto é de autoria dos vereadores Vitor Hugo (MDB), Marcos Braz (PL) e Felipe Michel (PP) e institui a Política Sustentável de Substituição da Frota de ônibus atua por veículos elétricos. Os chamados “veículos verdes” são ônibus movidos a um ou mais motores elétricos que não emitem poluentes.

Segundo o projeto, a introdução será gradual e à critério da prefeitura. A Zona Sul deverá ser a primeira a ter a novidade implementada. O texto foi aprovado em segunda discussão e segue para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes.

Além dos ganhos ecológicos, os vereadores acrescentam que a adoção de veículos elétricos reduzirá o número de quedas de idosos dentro dos coletivos.

Pontos de recarga

Já o segundo projeto estabelece a obrigatoriedade da instalação de pontos de recarga em estacionamentos privados de uso coletivo. Segundo o texto, deverão ser instalados pontos em pelo menos 5% das vagas. A recarga poderá ser cobrada.

A proposta é de autoria dos vereadores Zico (Rep), Dr. Gilberto (SD), Marcos Braz (PL), Luciano Medeiros (PSD), Marcio Ribeiro (Avante), Dr. Carlos Eduardo (PDT), Celso Costa (Rep), Vitor Hugo (MDB), Dr. Marcos Paulo (PSOL), Felipe Michel (PP), Felipe Boró (PRD), Vera Lins (PP), Luciana Novaes (PT) e Eliseu Kessler (PSD).

Os parlamentares aprovaram uma emenda que exclui locais de cultos religiosos da regra.

Via Guilherme Strabelli, para o Diário do Transporte

Por Jornal da República em 09/12/2023
Aguarde..